Ligação fluvial entre Seixal e Cais do Sodré retomada em 14 de dezembro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 dez 2020 (Lusa) - A ligação fluvial entre o Seixal, no distrito de Setúbal, e o Cais do Sodré, em Lisboa, será retomada em 14 de dezembro, após 49 dias suspensa devido a obras, foi hoje anunciado.

"Concluída a intervenção marítima - dragagem, colocação de novas estacas e substituição do pontão de embarque/desembarque -- a 13 de dezembro, passam a estar garantidas as condições necessárias ao restabelecimento da operação regular", avança a Transtejo/Soflusa em comunicado.

A Transtejo recorda que a obra na estação do Seixal não é "compatível com a operação fluvial", o que levou a empresa a "suspender a atracação de navios pelo período total de 49 dias, mais quatro dias do que o inicialmente previsto" devido a "questões técnicas".

"Com um investimento global de 425.000 euros, a intervenção assegura a melhoria das condições do terminal fluvial do Seixal - ligação fluvial que tem registado, recentemente, um número de passageiros aquém do desejável - contribuindo para promover o aumento do uso do transporte público e uma mobilidade mais sustentável", destaca a nota.

A Transtejo informou em 22 de outubro que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa iria ser suspensa por 45 dias, devido a obras de melhoramento.

A empresa indicou que seria assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada, mas utentes e autarquia consideraram na altura a solução pouco prática.

Em 29 de outubro, o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos (CDU), enviou um ofício ao Governo a pedir a colocação de um pontão flutuante e passadiço de embarque no antigo terminal fluvial, de modo a retomar a ligação com Lisboa.

"Esta alternativa permitiria à população do concelho continuar a usufruir do transporte fluvial e mitigaria os impactos da interrupção abrupta do serviço prestado no atual Terminal Fluvial do Seixal", disse na altura o autarca, citado em comunicado.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

TYS (JML/DYBS) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.