Modernização de guindastes do porto de Viana custa mais de 550 mil euros

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 20 jun (Lusa) - A modernização de dois guindastes do porto de Viana do Castelo vai custar mais de 550 mil euros, operação que deverá ficar concluída até final do ano, disse hoje à Lusa fonte da administração portuária.

"Trata-se de uma intervenção que faz parte de um programa de reabilitação de todos os equipamentos de elevação do porto de Viana do Castelo. Há dois guindastes já totalmente reabilitados, está em curso a reabilitação destes dois e seguir-se-á, durante 2014, a dos restantes dois", explicou a mesma fonte.

Esta obra consiste na reconversão elétrica dos guindastes números 3 e 4 do porto comercial e deverá estar concluída num prazo de sete meses, segundo adjudicação feita no final de abril pela Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC).

O porto de Viana do Castelo movimenta anualmente, desde 2009, mais de 473 mil toneladas de mercadoria, tendo-se tornado maioritariamente exportador (55,4% do movimento global) nos últimos dois anos.

No entanto, ainda é o mais pequeno, em termos comerciais, de Portugal continental, representando 0,8% do movimento global nacional, essencialmente com mercadorias relacionadas com madeiras e toros, papel, equipamentos eólicos e cimentos.

A APVC, participada a 100% pela Administração dos Portos do Douro e Leixões, assume desde 2008 a função de "operadora da atividade portuária" e em setembro de 2012 contava com 47 trabalhadores.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.