Sector Empresarial do Estado sem tabela remuneratória única

| Política
Porto Canal

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que a tabela remuneratória única não se aplica ao Setor Empresarial do Estado, sendo aplicada apenas às carreiras das administrações públicas.

"A tabela remuneratória única aplica-se às carreiras das administrações públicas, dos funcionários públicos, não se aplica ao Setor Empresarial do Estado, onde há acordos de empresa e realidades muito diferentes", afirmou a governante na conferência de imprensa em que está a apresentar o Documento de Estratégia Orçamental (DEO).

O Governo pretende repor gradualmente os salários dos funcionários públicos, no prazo de cinco anos, e aplicar a partir de janeiro de 2015 a tabela remuneratória única a todos os trabalhadores.

Em 2015 serão, assim, devolvidos 20% dos cortes efetuados, mas para o futuro o Governo condiciona a devolução dos cortes à evolução da massa salarial na administração pública resultante da diminuição do número de efetivos e outros ganhos de eficiência

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.