Onda de solidariedade social em Cinfães para ajudar IPSS

| País
Porto Canal / Agências

Cinfães, 30 abr (Lusa) -- Uma onda de solidariedade social vai sentir-se a partir de sexta-feira, em Cinfães, durante uma iniciativa que pretende angariar dinheiro para ajudar as oito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Intitulada "Dar vida à vida", a iniciativa de três dias está a ser organizada pela Câmara, pelas IPSS e pelas juntas de freguesia do concelho, com a colaboração de associações, artistas e grupos musicais, da escola profissional e de várias empresas.

"As IPSS estão a sentir a crise. Têm uma grande quantidade de pedidos, mas não têm os recursos financeiros suficientes. Por isso, decidimos criar uma onda de solidariedade social que unisse o município para as ajudar", justificou à agência Lusa Carlos Cardoso, da organização.

Durante três dias, a animação no recinto da Escola Básica 2/3 de Souselo vai ser contínua. Haverá também atividades como caminhadas e provas de BTT.

"Todas as associações estão a colaborar. Temos cerca de 50 grupos de animação, incluindo todos os grupos musicais do concelho e também artistas regionais e nacionais", explicou.

No recinto, estará também uma praça de restauração, dinamizada pelos alunos do curso de hotelaria.

"Toda a receita angariada será para distribuir pelas IPSS do concelho", frisou.

Segundo Carlos Cardoso, as verbas resultarão das entradas (dois euros por dia) e de tudo o resto que seja feito dentro do recinto ao nível dos bares e da praça de restauração.

"Todos os grupos irão atuar gratuitamente. E o som, a luz, a mão-de-obra, as bebidas do bar, os ingredientes para a restauração estão a ser gratuitos. Está toda a gente a trabalhar para a mesma causa, para o mesmo bolo, que depois será dividido pelas IPSS", frisou.

Carlos Cardoso disse que o objetivo da iniciativa é também "cultivar o espírito de solidariedade", para que as pessoas "fiquem sensibilizados para a união de esforços em prol de causas sociais".

"O apoio dado por estas IPSS é importantíssimo. Estão localizadas em freguesias diferentes e conseguem cobrir já todo o município", acrescentou.

Paralelamente ao evento, foi criada uma conta solidária (NIB nº 001000002223250000321) para que as empresas ou cidadãos individuais possam fazer o seu donativo.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.