Lar de Caminha pede brigada de intervenção rápida após surto de Covid-19 com 46 infetados

Lar de Caminha pede brigada de intervenção rápida após surto de Covid-19 com 46 infetados
| Norte
Porto Canal com Lusa

A direção lar do Bom Jesus dos Mareantes, em Caminha, requereu à Segurança Social uma Brigada de Intervenção Rápida para fazer face ao surto de covid-19 que infetou 37 utentes e nove funcionários, revelou hoje o presidente da Câmara.

Em declarações à agência Lusa, o socialista Miguel Alves informou que "a equipa, constituída por um médico e quatro assistentes operacionais, deverá apresentar-se na instituição na terça-feira".

"Face às dificuldades que enfrenta por falta de recursos humanos, a direção do lar solicitou à Segurança Social uma Brigada de Intervenção Rápida", referiu.

O autarca garantiu que o município de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, "vai suportar as despesas com as dormidas dos cinco elementos da Brigada de Intervenção Rápida".

"A instituição não solicitou pessoal de enfermagem. Estará bem servida nessa área", referiu.

Segundo Miguel Alves, "dos 37 utentes infetados com o novo coronavírus, dois estão internados no hospital, mas não apresentam, até agora, um quadro clínico complexo".

O autarca adiantou que "três funcionárias que tinham testado negado apresentaram hoje alguns sintomas".

"As três funcionárias ficaram em casa e vão voltar a ser testadas", acrescentou.

De acordo com os números avançados no domingo por Miguel Alves, dos 63 utentes testados, na última sexta-feira, 37 estão infetados e 26 negativos.

Do total de 36 funcionários da instituição, nove testaram positivo e 27 negativo.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.