Linha de crédito para armadores de pesca irá em breve a Conselho de Ministros

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 abr (Lusa) - O projeto de diploma para a criação de uma nova linha de crédito bonificada, para apoiar os armadores de pesca e outros industriais ligados ao setor, deverá ir em breve a Conselho de Ministros, indicou hoje a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

A informação foi hoje avançada durante uma audição no Parlamento, na qual Assunção Cristas disse aos deputados que o diploma vai entrar agora em circulação junto dos outros ministérios, seguindo depois para ser aprovado em Conselho de Ministros.

A ministra, que falava na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, adiantou que estão previstos empréstimos bonificados a 5 anos, através da banca comercial, com majoração da parte do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

A nova medida tinha sido anunciada em fevereiro passado, numa visita à Póvoa do Varzim, em que a ministra garantiu que "estava a ser trabalhada uma linha de crédito para os armadores que também estão a ter dificuldades, até porque têm apoiado as suas tripulações".

Quanto ao novo fundo salarial para os pescadores, cujas novas regras entraram em vigor na última quinta-feira, Assunção Cristas adiantou hoje que até 22 de abril, tinham sido recebidas 844 candidaturas, das quais 811 relacionadas com o mau tempo.

IYS(JPYG)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

IMI pode começar a ser pago a partir desta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta quarta-feira e para os proprietários que residem num dos 267 concelhos aderentes ao IMI familiar há um reforço do desconto.

Novas tabelas de preços da ADSE para partos, fraldas e consultas de psicologia

A nova tabela de preços da ADSE para partos no regime convencionado, comparticipação de fraldas e consultas de psicologia entra em vigor, esta quarta-feira, com o número de fraldas a estar limitado a 120 unidades por mês.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.