Covid-19: Hospital Militar do Porto com 40 doentes transferidos de unidades da região

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 nov 2020 (Lusa) -- O Hospital das Forças Armadas, no Porto, acolhe atualmente 40 doentes infetados com o novo coronavírus provenientes de hospitais da região, nomeadamente 20 de Amarante, mas também de Penafiel, São João e Santo António, foi hoje divulgado.

Em comunicado, as Forças Armadas referem que o hospital militar do Porto recebeu, entre quarta-feira e hoje, "mais 20 doentes" infetados com covid-19, provenientes da unidade de Amarante, que pertence ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

"Estes doentes juntam-se a outros 20, que já se encontravam internados no HFAR-PP [Hospital das Forças Armadas -- Polo do Porto], provenientes do Hospital de São João, do Hospital de Santo António e do Hospital do Vale do Sousa em Penafiel", descreve a nota de imprensa do Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

O hospital de Penafiel, pertence, juntamente com a unidade de Amarante, ao CHTS, que já teve 235 doentes covid-19 internados, o correspondente a 10% dos internamentos a nível nacional.

"Este apoio surge na sequência de um pedido do CHTS, no âmbito do protocolo de colaboração entre o HFAR-PP e a Administração Regional de Saúde do Norte, tendo o transporte sido realizado por ambulâncias da região", especifica o Hospital Militar.

Quanto aos pacientes deslocados de Amarante, as Forças Armadas referem que os primeiros 10 chegaram ao Porto na quarta-feira à noite.

"Uma equipa médica do HFAR-PP [Hospital das Forças Armadas - Polo do Porto] recebeu os doentes, encaminhando-os para as enfermarias de isolamento, onde lhes está a ser prestado o devido acompanhamento médico", refere o comunicado.

Já no polo de Lisboa, o Hospital das Forças Armadas tem internados oito doentes infetados com covid-19, provenientes do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures e do Hospital de Setúbal.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.740 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PFT // ACG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.