Autoridades ibéricas desmantelam grupo que furtava igrejas na zona fronteiriça

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 17 mai (Lusa) -- As autoridades portuguesas e espanholas anunciaram hoje o desmantelamento de um gangue de 12 elementos suspeitos de pelo menos quase 40 furtos a igrejas e outros alvos em ambos os lados da fronteira, numa operação conjunta batizada de "Clerical".

A operação prolongou-se por dois meses e foi articulada entre a Guarda Civil espanhola e a Guarda Nacional República portuguesa, tendo como alvo o grupo que se dedicaria a "cometer crimes contra o património, operando na zona fronteiriça entre Portugal e Espanha, designadamente entre a província de Zamora e o Distrito de Bragança.

Os detidos, todos homens entre 16 e 22 anos, têm nacionalidade espanhola com residência em Zamora e Madrid, sendo suspeitos de 28 assaltos na província de Zamora e nove na região de Bragança, segundo informação divulgada pelo Comando Distrital de Bragança da GNR.

Depois de presentes em tribunal, cinco indivíduos ficaram em prisão preventiva, o menor ficou à guarda de um centro educativo para menores e os restantes envolvidos estão obrigados a apresentações periódicas às autoridades judiciais espanholas.

De acordo com dados revelados pela GNR, os suspeitos estão "até ao momento relacionados com a autoria de 28 furtos na província de Zamora, dos quais 13 são em locais de culto e os restantes em residências e estabelecimentos comerciais.

No lado português da fronteira, são-lhes atribuídos também, até ao momento, "nove furtos, sendo três em igrejas e os restantes em estabelecimentos comerciais".

No entanto, adianta a GNR, "pelos indícios apresentados e diligências realizadas, tudo indica estarem relacionados com a autoria de mais 16 furtos ocorridos nos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Bragança, atendendo ao "modus operandi" e ao local onde se deram os furtos".

A cooperação entre as autoridades dos dois países desencadeou-se depois de a 12 de fevereiro, a GNR de Vimioso se ter deparado com quatro furtos no concelho, dois dos quais em igrejas e os outros em bares de associações.

A GNR tinha conhecimento, através da troca de informações permanentes com a Guarda Civil espanhola, de que a zona raiana de Espanha estava a ser alvo deste tipo de delitos e suspeitou tratar-se dos mesmos indivíduos.

As duas polícias reforçaram a troca de informações e concertaram ações conjuntas, que decorreram aproximadamente durante dois meses.

Um dos fatores determinantes para esta investigação foi a detenção de um dos indivíduos por posse de arma ilegal, arma transformada possivelmente em Portugal, e que acabou por levar aos restantes elementos agora detidos.

Os primeiros cinco homens foram capturados a 06 de abril e os restantes foram sendo detidos ao longo dos últimos dois meses, o último dos quais a 02 de maio.

Todas as detenções foram feitas pela Guarda Civil de Zamora, pelo facto dos indivíduos serem de nacionalidade espanhola e terem residência em Espanha.

Durante a operação "Clerical" foram recuperados alguns objetos identificados como tendo sido furtados na zona fronteiriça portuguesa, nomeadamente moedas e joias, algumas das quais pertencentes a locais de culto.

As polícias apreenderam ainda uma arma e uma viatura que os suspeitos terão incendiado para tentativa de ocultação de provas.

As autoridades não preveem mais detenções relacionadas com esta operação.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.