Vila Nova de Cerveira insiste na "urgência" de prolongar a A28 até Valença

Vila Nova de Cerveira insiste na "urgência" de prolongar a A28 até Valença
| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, insistiu hoje na "urgência" do prolongamento da Autoestrada 28 (A28) até Valença para "aliviar" o tráfego, sobretudo, de veículos pesados, na Estrada Nacional (EN) 13.

A reivindicação de Fernando Nogueira foi reafirmada, hoje, aos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viana do Castelo à Assembleia República.

Em comunicado enviado às redações, o autarca independente (Movimento independente PenCe - Pensar Cerveira), explicou que o encontro Jorge Mendes, Eduardo Teixeira e Emília Cerqueira teve como "tema central" o prolongamento da A28 para norte, troço com uma extensão de cerca de 30 quilómetros.

Os três deputados do PSD "mostraram-se sensíveis aos argumentos apresentados, comprometendo-se a pugnar por este assunto nas instâncias próprias".

A autoestrada A28 liga o Porto a Caminha, passando por Viana do Castelo.

O troço da A28 entre a capital do Alto Minho e a freguesia de Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, foi inaugurado em 2005 pelo então primeiro-ministro José Sócrates.

Tem uma extensão de 25 quilómetros e custou cerca de 160 milhões de euros.

Hoje, na "reunião de trabalho" com os deputados do PSD, na qual também marcou presença o presidente da Câmara de Valença, o social-democrata Manuel Lopes, Fernando Nogueira disse ter reforçado "a urgência deste prolongamento, como forma de aliviar o tráfego, especialmente de veículos pesados de mercadorias que transitam na EN13".

Segundo o autarca, "muitos" desses veículos pesados transportam "matérias potencialmente perigosas para as pessoas e para o ambiente, revelando-se um grande constrangimento para as freguesias do concelho que são circundadas por aquela via".

Fernando Nogueira acrescentou que, "em determinados períodos do dia e, em particular, na época de verão, é um autêntico calvário atravessar a EN13 entre Valença e o acesso da A28 em Gondarém".

Situação que decorre do "volume de tráfego que vem desde os municípios de Melgaço, Monção e Valença, além de Espanha, através da fronteira Valença-Tui".

Além da segurança, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acrescentou que, "volvidos dez anos de uma beneficiação paliativa na EN13, já é visível o resultado no piso" daquela via.

Segundo o autarca, "os três deputados sociais-democratas compreenderam a preocupação, garantindo levar o assunto às entidades nacionais competentes", tendo ainda a oportunidade de visitar o local de acesso à A28, em Gondarém.

O prolongamento da A28 para norte "é uma reivindicação de todos os municípios do Alto Minho".

Há "vários anos" que o autarca de Vila Nova de Cerveira vem insistindo "na necessidade de recolocar esta problemática na agenda política e orçamento nacionais, tendo já a oportunidade de a apresentar aos sucessivos ministros da tutela e, ultimamente, ao governante Pedro Nuno Santos".

 

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.