Secundária de Amarante com 10 casos positivos de Covid-19 e duas turmas em quarentena

Secundária de Amarante com 10 casos positivos de Covid-19 e duas turmas em quarentena
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Escola Secundária de Amarante tem 10 alunos que testaram positivo para o novo coronavírus, encontrando-se, atualmente, duas turmas em isolamento profilático, de acordo com a direção do estabelecimento.

Segundo foi comunicado por correio eletrónico à comunidade escolar, informação a Lusa também teve acesso, as duas turmas em quarentena, por determinação das autoridades de saúde, são do 11.º e 12.º anos.

A direção confirmou hoje ter enviado, na semana passada, aquelas informações aos alunos e à associação de pais, mas não pretendeu dar informações adicionais.

Naquela escola do distrito do Porto também foram sinalizados casos de covid-19 entre alunos do 10.º e 7.º anos, que se encontram a cumprir isolamento profilático.

No correio eletrónico enviado pela direção à comunidade escolar refere-se que os "tratamentos diferenciados" em relação ao isolamento profilático das turmas são determinados pela autoridade de saúde, em função do risco associado a cada caso".

"Pelo que nos foi comunicado, as infeções ocorreram todas fora da escola e não existe surto ativo dentro do estabelecimento", disse hoje à Lusa Ricardo Magalhães, da associação de pais.

O dirigente refere que "todas as medidas necessárias" têm sido adotadas pelo estabelecimento, em concordância com as autoridades de saúde, mas admite que as questões relacionadas com a utilização da cantina e as entradas e saídas do estabelecimento são motivo de apreensão para a associação.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.181 pessoas dos 99.911 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Atualização. Peregrina dos Caminhos de Santiago atropelada por comboio em Cerveira

Uma peregrina que fazia os Caminhos de Santiago foi atropelada mortalmente por um comboio na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.