Surto de Covid-19 no Hospital da Prelada com 11 colaboradores e cinco doentes infetados

Surto de Covid-19 no Hospital da Prelada com 11 colaboradores e cinco doentes infetados
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Hospital da Prelada, no Porto, revelou hoje em comunicado a existência de um surto de covid-19 na instituição, envolvendo 11 colaboradores do Serviço de Medicina Física e Reabilitação e cinco doentes, todos assintomáticos.

A instituição assegura terem sido "ativadas todas as medidas previstas nos planos internos de contingência, em estreita articulação, e sob as orientações, das autoridades de saúde competentes".

"O Hospital da Prelada dispõe de um piso exclusivo para os doentes positivos para a covid-19, assim como uma equipa multidisciplinar própria que assegura, única e exclusivamente, a prestação dos devidos cuidados de saúde a este grupo de doentes", lê-se na nota de imprensa.

Todos os colaboradores que testaram positivo, informa o hospital, estão "em isolamento nos seus domicílios e em acompanhamento pelas autoridades de saúde".

"Os doentes que, entretanto, reúnam condições para receberem alta clínica, são, igualmente, encaminhados para as suas residências, em articulação e sob acompanhamento das autoridades de saúde", acrescenta.

O hospital informa que mantém inalterada a sua atividade diária.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.117 pessoas dos 91.193 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.