Mosteiro de Alpendurada reconhecido como Monumento de Interesse Público

| Norte
Porto Canal / Agências

Marco de Canaveses, 20 jun (Lusa) - A Secretaria de Estado da Cultura classificou o Mosteiro de Alpendurada, no Marco de Canaveses, como monumento de interesse público, foi hoje publicado em Diário da República.

A classificação, que inclui a igreja e a sacristia, reflete "o interesse do bem como testemunho simbólico ou religioso e o seu valor estético, técnico e material intrínseco".

Nesta distinção, de acordo com o despacho do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, também se teve em conta "a conceção arquitetónica e paisagística e o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva".

O Mosteiro de São João Batista de Alpendurada foi fundado em meados do século XI, antes do início do processo de formação da nacionalidade.

"O conjunto teve grande influência na vida das comunidades rurais formadas à sua volta, interferindo na organização social, no desenvolvimento da agricultura e no processo de repovoamento do norte do país", assinala a tutela.

Entre os vestígios das edificações mais arcaicas, ainda presentes na igreja e claustro, merece realce a lápide em granito existente no acesso à sacristia, com inscrição datada de 1382, e referente ao claustro gótico já desaparecido.

O Mosteiro de Alpendurada mantém ainda a sua estrutura fundamental, constituída pela ala do dormitório dos frades, claustro e espaços envolventes, bem como pela igreja e sacristia.

No âmbito do processo de classificação foi também fixada uma zona especial de proteção (ZEP), a qual, segundo o despacho governamental, "tem em consideração a localização sobranceira do conjunto edificado e a forte relação que este estabelece com a envolvente, incluindo a vasta panorâmica sobre o rio Douro".

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.