Guimarães suspende espetáculos em todos os equipamentos culturais

facebook multiusos Guimarães
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, determinou hoje a suspensão temporária dos espetáculos programados para todos os equipamentos culturais do concelho, informou o autarca em comunicado.

A diretiva vai vigor “até que a Proteção Civil Municipal, na qual têm assento as autoridades de saúde e de segurança, ouvidas as entidades gestoras dos equipamentos municipais que acolhem espetáculos, conclua das medidas a tomar”, adiantou Domingos Bragança.

A posição foi tomada “em face das notícias e imagens” sobre um espetáculo realizado no Multiusos de Guimarães, promovido pela Cooperativa Tempo Livre, que sugeriram despeito pelas regras de segurança sanitária associadas à covid-19.

No caso concreto, refere o autarca, a sala tem uma capacidade para 2.466 lugares e foram ocupados 964 lugares correspondendo a 40% da lotação, pelo que se “cumpriu o plano de contingência” aprovado pelas autoridades de saúde.

“Contudo, a situação epidemiológica que atualmente se verifica no concelho obriga a adoção de regras mais restritivas do que aquelas que atualmente estão previstas no quadro legal aplicável a estas situações”, reconhece Domingos Bragança.

O município de Guimarães, no distrito de Braga, regista 1.417 casos confirmados de infeção pela covid-19, segundo dados da Direção-Geral de Saúde reportados a sábado.

Portugal contabiliza ainda pelo menos 2.080 mortos associados à covid-19, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.