Hospital de Vila Real fez 236 testes de despistagem e há mais um caso positivo. Cinco no total

Hospital de Vila Real fez 236 testes de despistagem e há mais um caso positivo. Cinco no total
| Norte
Porto Canal

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse hoje que em 236 testes de despistagem à covid-19 realizados no hospital de Vila Real foram detetados cinco casos positivos.

O CHTMAD já tinha informado no sábado que foram detetados quatro casos positivos de covid-19 no hospital de Vila Real, entre os quais três profissionais de saúde e um utente.

Em consequência desses primeiros resultados, o centro hospitalar promoveu um rastreio que confirmou a presença de infeção em mais um profissional, perfazendo um total de cinco casos positivos, designadamente dois enfermeiros, dois assistentes operacionais e um utente.

“De um total de 236 testes de despistagem já realizados a profissionais e utentes do Serviço de Medicina Interna, 231 deram resultados negativos”, referiu o CHTMAD, em comunicado.

No entanto, segundo o centro hospitalar ainda se aguarda o resultado de 12 testes.

O conselho de administração reafirmou que “foram tomadas todas as medidas necessárias e que estão reunidas todas as condições de segurança, tanto para profissionais como para utentes,” garantindo que o centro hospitalar mantém “o seu normal funcionamento”.

No domingo, o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, considerou ser “incompreensível” a demora na divulgação dos resultados do rastreio realizado após terem sido detetados os primeiros quatro casos de covid-19 no hospital, para que, no caso de haver mais positivos, se “pudesse seguir a linha de contágio na comunidade e se pudesse aferir da necessidade de agir e adotar medidas complementares”.

Segundo a autarquia, na sequência a deteção de covid-19 no hospital, foram efetuados “muitos outros testes, abrangendo as pessoas que poderiam ter contactado com os infetados”.

Nesse âmbito foi detetado um outro caso positivo, num jovem estudante que frequenta o Agrupamento de Escolas Diogo Cão.

Como medida de prevenção, os alunos da mesma turma foram contactados para procederem a isolamento profilático, passando a ter aulas à distância pelo menos durante duas semanas.

Segundo o município, também a sala do ATL frequentada por esse aluno foi encerrada e todos os colegas contactados.

O município salientou que os “professores envolvidos, por apresentarem um risco inferior de contágio, não verão a sua atividade afetada”.

No concelho de Vila Real havia no domingo 23 casos ativos da doença provocada pelo novo coronavírus.

Segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS), o distrito de Vila Real registou 553 infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, mais 76 do que os apresentados há uma semana.

De acordo com a DGS, desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.018 mortes e 79.885 casos de infeção, estando hoje ativos 27.413 casos, mais 474 casos do que no domingo.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.