Porto, Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real e Viseu entre 12 distritos sob aviso amarelo devido ao vento forte

Porto, Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real e Viseu entre 12 distritos sob aviso amarelo devido ao vento forte
| Norte
Porto Canal com lusa

Doze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, na sequência da passagem da depressão Alex, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê hoje e sábado a ocorrência de chuva e vento fortes, em Portugal continental, devido à passagem da depressão Alex, assim como agitação marítima forte.

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje devido à previsão de vento forte, que podem atingir os 90/110 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, até às 06:00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O aviso de agitação marítima levou a Autoridade Marítima Nacional a pedir à população para evitar os passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, assim como a pesca lúdica, na sequência da passagem da depressão Alex.

Em comunicado divulgado na quinta-feira, a Autoridade Marítima Nacional explicou que a agitação marítima decorrente da depressão poderá criar ondas de seis metros, cuja duração poderá ser "entre os 10 e os 12 segundos".

O vento poderá "registar velocidades superiores a 60 quilómetros por hora e rajadas acima de 85 quilómetros por hora".

Por isso, a Autoridade Marítima Nacional recomenda, sobretudo nas regiões costeiras no Norte e Centro do país, que se evite passeios "junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima".

De acordo com o IPMA, a depressão Alex vai passar no golfo da Biscaia e segue para França.

A previsão do IPMA aponta ainda para uma descida de temperatura, em especial da máxima, que irá variar entre 13 graus Celsius e os 18 nas regiões a norte do vale do Tejo e entre 18 e 25 graus a sul.

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.