Passos garante que decisão sobre saída do resgate será anunciada após 12.ª avaliação e antes de 5 de Maio

Passos garante que decisão sobre saída do resgate será anunciada após 12.ª avaliação e antes de 5 de Maio
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que o Governo português anunciará a sua decisão sobre a saída do atual programa de resgate após a 12.ª avaliação, atualmente em curso, e antes de 5 de maio.

Durante uma conferência promovida pelo jornal Diário Económico, realizada num hotel de Lisboa, Pedro Passos Coelho referiu que o executivo PSD/CDS-PP está, de forma "tranquila e confiante", e com "conforto financeiro", a ponderar "os prós e os contras" de requerer ou não uma linha cautelar.

"Nós comunicaremos [a decisão] aos portugueses e aos nossos parceiros europeus antes da reunião do Eurogrupo", acrescentou. "Será antes de dia 5 de maio", precisou, depois de considerar que o Governo só deve falar deste assunto quando estiver "concluída a última avaliação" ao programa de resgate a Portugal.

O primeiro-ministro declarou não querer, "nesta fase, alimentar nenhuma especulação sobre a decisão do próprio Governo", apontando, desde logo, uma razão de natureza formal.

"Nós não concluímos ainda sequer a 12.ª avaliação. Costuma-se dizer que não devemos esfolar um coelho antes de o caçar, e eu que estou aqui, que sou coelho, não gostaria de ser caçado antes de poder dizer: nós concluímos todos os exercícios do programa de ajustamento. Falaremos da saída do programa quando o relatório da última avaliação estiver em cima da mesa", disse.

"Nós precisamos de ver com serenidade o resultado da última avaliação, até porque ela tenderá a ser uma avaliação mais global. Julgo que devemos aguardar a conclusão, portanto, desta 12.ª avaliação", reforçou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.