Crato compromete-se a preservar autonomia das universidades fundação

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 22 abr (Lusa) - O ministro da Educação, Ciência e Ensino Superior, Nuno Crato, assumiu hoje o compromisso de não pôr em causa a autonomia das universidades que optaram pelo estatuto de fundações.

O ministro afirmou que, apesar de o país ter vivido nos últimos três anos "a maior crise económica e financeira da História recente, as instituições de ensino superior souberam reagir à crise: as receitas próprias aumentaram, os 'rankings' da competitividade subiram e os números deste ano mostram uma grande melhoria na captação de fundos" europeus.

"A qualidade das universidades portuguesas aumentou", conclui Nuno Crato, atribuindo nessa evolução um importante papel à "autonomia [universitária] ainda imperfeita", que deseja ver aumentada.

"Gostaria de transmitir o nosso compromisso de que não está em causa a autonomia do regime fundacional, mas apenas em discussão qual a melhor estrutura jurídica para garantir que essa autonomia fundacional não dependa, ano a ano, da Lei do Orçamento do Estado", declarou.

Nuno Crato respondia às preocupações manifestadas no discurso de posse pelo reitor reeleito da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, a propósito da "aparente incerteza" que paira sobre as alterações ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e a manutenção do regime fundacional.

"Consideramos que é essencial preservar na Lei este Estatuto [fundacional], detido por três instituições [Porto, ISCTE e Aveiro], que o querem manter, e desejado por mais duas, Minho que há muito o solicitou, e a Nova de Lisboa, cujo reitor já anunciou a intenção de a ele aderir", sublinhou Manuel Assunção.

O reitor havia considerado que o estatuto de fundação "é o que mais se adequa à necessidade de garantir maior poder de intervenção às instituições, no jogo à escala global onde têm de atuar".

É que, nos quatro anos em que a Universidade de Aveiro fez a passagem para o regime fundacional, viveu em clima de contenção financeira e de gestão controlada de recursos humanos, mas fechou contas com resultado líquido positivo, demonstrando capacidade para a obtenção de receitas próprias que permitiu "colmatar a continuada redução efetiva das dotações do Orçamento do Estado".

Houve, contudo, consequências do aperto (mais de 30% das despesas de funcionamento sem incluir salários), como seja a degradação do Campus Universitário onde se destacam projetos de grandes nomes da arquitetura portuguesa e imposição de regras de gestão financeira e orçamental, cuja razoabilidade Manuel Assunção diz não ver.

Deu como exemplos a fixação de fundos mês a mês, com obrigações de reporte exageradas que consomem tempo e recursos, mas também restrições a despesas com cobertura orçamental por receitas próprias, mesmo que provenientes de privados, ou ainda a imposição de realizar 75% das aplicações financeiras no Tesouro, o que inibe o mecenato.

MSO // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.