Teste inovador à Covid-19 através da saliva e com resultados rápidos em fase de experiência na CESPU

| Norte
Porto Canal

A CESPU está a desenvolver um teste inovador à Covid-19 que, a ser aprovado, permitirá perceber através da saliva e em cerca de duas ou três horas se há ou não infeção por novo coronavírus. A experiência deste teste inovador encontra-se em fase final de teste, adianta Fernando Ferreira, Presidente da Assembleia Geral da CESPU, esta segunda-feira, ao Porto Canal.

De acordo com Fernando Ferreira, o novo teste "espera confirmação do Instituto Ricardo Jorge e entidades competentes e teóricamente poderá ser comercializado em farmácias, dependendo da opção que for viável".

A CESPU contou esta segunda-feira com a visita de José Luís Carneiro, Secretário-Geral Adjunto, que afirma que este teste inovador "é uma experiência que está a ser desenvolvida por cinco investigadores coordenados pelo médico Fernando Ferreira" e salienta que "o trabalho que está a ser desenvolvido é muito relevante e ao ser validado e certificado permitirá não apenas dar uma resposta mais célere à realização dos testes no nosso país, como eventualmente pode ser transposto para a vida internacional".

Tanto a CESPU como José Luís Carneiro não avançaram datas para a conclusão da aprovação dos testes, mas indicam que esperam que o mesmo possa ser útil ainda nesta fase aguda da pandemia.

+ notícias: Norte

Plano Ferroviário Nacional estabelece estação de TGV de Gaia em Santo Ovídio

O Plano Ferroviário Nacional, aprovado pelo Governo em março e publicado esta quarta-feira em Diário da República (DR), estabelece que a estação de alta velocidade de Gaia é em Santo Ovídio, ligando às linhas Amarela e Rubi do metro.

Instalação de coletor em zona industrial de Matosinhos vai demorar mês e meio

A presidente da Câmara de Matosinhos explicou que a instalação do coletor novo na zona industrial da Arroteia, onde em março e esta quarta-feira houve inundações, vai demorar cerca de um mês e meio por ser uma obra complexa.

Governo e IP garantem que qualquer mudança no TGV tem de cumprir caderno de encargos

O Governo e a Infraestruturas de Portugal (IP) asseguraram esta quarta-feira que qualquer alteração ao traçado adjudicado no troço Porto-Oiã da linha de alta velocidade tem de cumprir a lei e o caderno de encargos.