Autarca de Belmonte considera encerramento das finanças um acto "quase criminoso"

| Norte
Porto Canal / Agências

Belmonte, 22 abr (Lusa) - O presidente da Câmara de Belmonte classificou hoje o eventual encerramento das finanças como "irresponsável" e "quase criminoso" e garantiu que o município oferecerá as instalações para acolher aquele serviço e evitar que encerre.

"Estou manifestamente contra e acho que é irresponsável. Mais, atrevo-me a dizer, quase criminoso, porque estão a dificultar ainda mais a vida às pessoas, designadamente aos nossos idosos", sublinhou.

António Dias Rocha (PS) também criticou os prazos (31 de maio) dentro dos quais o Governo pretende realizar os encerramentos e sublinhou que são "curtos".

"Estou disponível para arranjar instalações próprias do município e já estamos a fazer obras num espaço, mas até para isso é preciso tempo. Não se pode simplesmente chegar e dizer que se vão fechar as instalações em menos de um mês", defendeu.

O autarca alertou para o facto de "todas as medidas que envolvem encerramentos de serviços públicos" estarem a contribuir para "acentuar ainda mais a já muito baixa densidade populacional" de concelhos como o de Belmonte.

"Somos um concelho com elevado índice de envelhecimento e este Governo, ao tomar estas medidas, não está a cumprir as obrigações que tem com a população. Está, isso sim, a ser irresponsável, porque está a fazer com que os idosos passem a viver pior", assegurou.

De acordo com o memorando de políticas económicas e financeiras que acompanha o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a 11.ª avaliação ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), tornado público na segunda-feira, o executivo escreve que pretende "estabelecer até ao final de 2014 um departamento dedicado aos serviços do contribuinte", para "unificar a maioria dos serviços" e "melhorar a relação [dos contribuintes] com a administração" fiscal.

"Como parte desta reorganização, 50% das repartições locais de finanças vão ser encerradas até ao final de maio de 2014", lê-se no mesmo documento.

A lista final das repartições incluídas não é conhecida, mas Belmonte integrava a lista que foi divulgada em 2013.

CYC (ND) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.