Portas diz que com saída da 'troika' será legítimo discutir subida do salário mínimo

Portas diz que com saída da 'troika' será legítimo discutir subida do salário mínimo
| Política
Porto Canal

O vice-primeiro-ministro disse hoje que a subida do salário mínimo não foi discutida até agora porque o memorando de entendimento tornava "muito restritiva essa possibilidade", mas que com o fim do programa de resgate se torna legítimo esse debate.

"O memorando tornava muito restritiva essa possibilidade [de aumento do salário mínimo]. Terminar o memorando também é terminar essa cláusula", disse hoje Paulo Portas, na comissão parlamentar de acompanhamento do programa da 'troika'.

O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal, Subir Lall, afirmou hoje que "é prematuro especular" sobre eventuais aumentos do salário mínimo, defendendo que a organização está "muito interessada em discutir políticas que criem emprego".

Em conferência de imprensa, a partir de Washington, Subir Lall disse mesmo que estranhava este tema: "Ainda há pouco tempo perguntavam [os jornalistas] se queríamos baixar o salário mínimo e agora a pergunta é sobre uma subida", afirmou o responsável do FMI, referindo-se a uma intervenção sua em dezembro de 2013, altura em que esclareceu que cortar salários mínimos não estava em discussão.

Ainda na intervenção no Parlamento, Paulo Portas disse que era difícil que a discussão sobre o aumento do salário mínimo (atualmente em 485 euros) se iniciasse pelo "compromisso com os credores" enquanto o "memorando estivesse vigente", pelo que com o seu término em algumas semanas é "legítimo" que esse debate aconteça.

+ notícias: Política

Migração assume papel-chave nas Europeias

A questão da migração para a Europa tornou-se um fator-chave das eleições para o Parlamento Europeu de junho, mas vários especialistas defendem que chamar à situação “crise” corresponde à narrativa de alguns partidos para ganhar votos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".