Autarca de Mondim de Basto diz que Governo quer extinguir municípios ao encerrar serviços

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 21 abr (Lusa) -- O presidente da Câmara de Mondim de Basto afirmou hoje que o Governo "está a desqualificar" os concelhos com o encerramento de serviços públicos, como as finanças, com vista à "extinção" dos municípios.

O Governo anunciou hoje que se comprometeu a encerrar metade das repartições de finanças do país até ao final de maio, devendo a lista das unidades a fechar ter sido concluída até ao final do primeiro trimestre.

"O Governo com esta postura absolutamente conservadora de extrema-direita está a levar à ruína e a virar as costas a uma boa parte do território português. É uma atitude absolutamente de ditadura, em que estão a espezinhar as populações do interior do país", afirmou Humberto Cerqueira à agência Lusa.

O autarca socialista considerou mesmo que o que está a acontecer "não é próprio de uma democracia com 40 anos".

O presidente referiu que o município ainda não se refez da notícia "de encerramento do tribunal" e confronta-se agora com o eventual encerramento de mais um serviço público, nomeadamente as finanças.

A comarca de Mondim de Basto vai ser transformado numa secção de proximidade e as finanças locais estão incluídas numa eventual lista das 10 repartições das 14 existentes no distrito de Vila Real que poderão encerrar as portas.

De acordo com notícias divulgadas hoje, o Governo comprometeu-se a encerrar metade das repartições de finanças do país até ao final de maio, devendo a lista das unidades a fechar ter sido concluída até ao final do primeiro trimestre.

Humberto Cerqueira disse estar disponível para negociar com o Governo uma eventual integração dos serviços das finanças na autarquia.

No entanto, na opinião do autarca esse processo negocial não ocorre porque isso poderia "qualificar as autarquias" e o que o "Governo pretende é exatamente o contrário", isto é pretende "retirar-lhes competências, para depois ter um pretexto para extinguir os municípios".

"Este Governo tem este preconceito ideológico de tudo quanto é Estado, serviço público, é mau e, portanto, tem que encerrar, e nós ficamos na dúvida se é 'troika' que o impõem ou se a 'troika' sugere e o Governo adere", sublinhou.

PLI (ND) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.

Jovem motociclista morre em despiste em Arouca

Um jovem de 26 anos morreu este sábado num despiste de mota na Estrada Municipal 625, na freguesia de Chave em Arouca, confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca, José Gonçalves, ao Porto Canal.

Idosa em estado grave após atropelamento em Valença

Uma mulher com 73 anos foi atropelada este sábado junto ao campo da feira, em Valença, confirmou fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.