Macedo de Cavaleiros premiado no Dia do Património Geológico

| Norte
Porto Canal / Agências

Macedo de Cavaleiros, 21 abr (Lusa) -- O município de Macedo de Cavaleiros foi distinguido com o Prémio Geoconservação 2014 pelo trabalho desenvolvido na preservação de um singular património geológico que guarda milhões de anos da história da terra no coração do Nordeste Transmontano.

O Maciço de Morais, que os geólogos apelidam de "umbigo do mundo", é o centro deste património que a autarquia local candidatou a Geoparque Terras de Cavaleiros e que lhe valeu o galardão da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico (ProGEO), divulgou hoje o município.

O Prémio Geoconservação Geológico será entregue na terça-feira, no Dia Nacional do Património Geológico, na sede do Geoparque Terras de Cavaleiros e distingue o trabalho desenvolvido no âmbito da candidatura do Geoparque Terras de Cavaleiros, que o município transmontano espera ver aprovada ainda este ano.

A aprovação da candidatura significa que Macedo de Cavaleiros passará a integrar a Rede Mundial de Geoparques criada, em 2004, pela UNESCO em parceria com a União Internacional de Ciências Geológicas para distinguir áreas naturais com elevado valor geológico.

De acordo com informação divulgada pela autarquia, o Prémio Geoconservação 2014 distingue o "trabalho efetivamente projetado e concretizado" de inventariação e fundamentação científica do Património Geológico, os seus níveis de proteção, conservação, e estratégias de valorização e promoção".

O território do Geoparque, coincidente com a área do concelho, "possui uma rica e complexa geologia enquadrada pelo Maciço Ibérico, com rochas que datam do Proterozoico".

"Aqui estão inventariados 42 geossítios que encerram um importante valor científico, educativo e geoturístico, sete deles a sofrerem intervenção para uma melhor visitação", adianta o município.

Entre 2010 e 2013 a autarquia desenvolveu uma Rota Geológica, com duas variantes, a rota menor com 50 quilómetros e a rota completa com 110 quilómetros.

Para apoio aos visitantes foi recuperada uma antiga casa do guarda-florestal e transformada no Centro de Interpretação Geológica de Morais com uma componente educativa que já apoiou o desenvolvimento de seis programas com as temáticas da geologia, biologia, ambiente, história e cultura.

O Prémio Geoconservação 2014 junta-se à Menção Honrosa recebida, em 2010, com a candidatura "Umbigo do Mundo".

O território que a autarquia de Macedo de Cavaleiros ambiciona ver classificado como Geoparque Terras de Cavaleiros tem quase 700 quilómetros quadrados.

O Maciço de Morais, que os geólogos apelidam de "umbigo do mundo", apresenta vestígios de dois continentes e de um oceano desaparecidos e envolvidos na formação daquela cadeia de montanhas, há mais de 280 milhões de anos, muito antes dos dinossauros, quando os dois continentes chocaram e empurraram a placa oceânica do fundo do mar que os separava.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.