Arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha entrega acervo à Casa da Arquitetura

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 09 set 2020 (Lusa) - O acervo do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker 2006, foi incorporado na Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, no distrito do Porto, anunciou hoje a instituição.

Esta entrega envolve a totalidade do acervo de Paulo Mendes da Rocha e segue-se à doação, em 2015, do projeto do Museu Nacional dos Coches à Casa da Arquitetura e, em 2018, de um conjunto de sete projetos para a Coleção Arquitetura Brasileira do Centro Português de Arquitectura.

"O acervo de Paulo Mendes da Rocha que agora chega à Casa da Arquitectura, engloba todo o material produzido durante a sua longa vida profissional, desde a década de 50 do século passado até aos nossos dias", adianta a instituição portuguesa, em comunicado.

A incorporação reúne cerca de 8800 objetos, relativos a mais de 320 projetos, e "é composta por cerca de 6300 desenhos analógicos, 1300 desenhos físicos, três mil fotografias e 'slides', um conjunto de maquetes feitas pelo próprio" Mendes da Rocha e aproximadamente 300 publicações, segundo o comunicado da instituição.

A Casa da Arquitectura irá realizar uma exposição monográfica dedicada ao arquiteto, "em meados de 2022", e este arquivo será disponibilizado 'online'.

MAG // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Alto Minho quer garantir ligação rodoviária entre Viana do Castelo e o Porto

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho quer lançar, na próxima semana, um ajuste direto para garantir a ligação rodoviária entre Viana do Castelo e o Porto e, vice-versa, suportada pelas câmaras das duas cidades.

Dois feridos graves em acidente na A4 em Vila Real

Dois feridos graves é o resultado de uma colisão que está a causar constrangimentos ao quilómetro 113 da Autoestrada 4 (A4), na zona do Pópulo, Alijó, disse fonte dos bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.

Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos 

O Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos, tendo atingido, em 2023, um tráfego médio de 13.778 viaturas e uma receita de 13,4 milhões de euros, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).