BE quer movimento para travar encerramento da cirurgia pediátrica de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 21 abr (Lusa) - A dirigente do Bloco de Esquerda de Viseu Maria da Graça Pinto apelou hoje à união de forças partidárias e sociais para travar o alegado encerramento da cirurgia pediátrica de Viseu.

"O previsto encerramento da cirurgia pediátrica no Centro Hospitalar Tondela Viseu é de uma gravidade que deve ser abordada por todas as forças partidárias e sociais. Queremos alertar para esta situação e engrossar o movimento cívico que se oponha e trave esta portaria", sustentou.

De acordo com Maria da Graça Pinto, a Portaria n.º 82/2014, que divide os hospitais em quatro grupos e que se traduz numa grave diminuição de valências em muitos hospitais, "diz claramente que é para encerrar a cirurgia pediátrica em Viseu, uma valência que ao longo dos anos se tem afirmado pela excelência do seu trabalho".

"Também não está afastada a hipótese de encerramento de outros serviços. Se juntarmos a isso a gravíssima carência de enfermeiros, é certo que a qualidade dos serviços prestados vai diminuir", acrescentou.

A bloquista considera ainda ser "muito estranho" que tenha saído uma portaria "à revelia da opinião dos parceiros".

"Foi constituído um grupo de trabalho, mas esta portaria sai sem que tivessem sido seguidas as orientações que estavam em cima da mesa. Queremos saber porque é que as pessoas não foram ouvidas", sublinhou.

Apesar da publicação da portaria, Maria da Graça Pinto acredita que ainda é possível haver um recuo nesta matéria.

"Como põem a hipótese de analisar caso a caso, se houver um movimento social que se oponha a este encerramento, estou convencida de que há condições para recuarem. Estamos esperançados que seja possível", defendeu.

Na sua opinião, estes encerramentos em hospitais do interior do país acabam por fazer "mais mossa" do que em hospitais que tenham outras opções a curta distância.

"Quando se fecha um serviço destes em Viseu, é bom que se tenha noção que para se ter acesso ao mesmo serviço é preciso ir bem mais longe", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Mário Machado condenado a prisão efetiva por incitar violência contra mulheres de esquerda

O militante neonazi Mário Machado foi esta terça-feira condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva por incitamento ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda em publicações nas redes sociais.

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein.