Pais de alunos da Trofa criam cartão que dá descontos para "dar o peito à crise"

| Norte
Porto Canal / Agências

Trofa, 20 abr (Lusa) - Para "dar o peito à crise" a Federação das Associações de Pais do Concelho da Trofa (FAPTROFA) lançou o cartão "Escola +" que dá descontos aos alunos e famílias aderentes em serviços e no comércio local.

António Ferreira é pai de uma menina de 11 anos, que frequenta a EB 2-3 da Trofa, e de um rapaz de 18 que está a concluir os estudos na Escola Secundária deste concelho.

Aderiu ao cartão "Escola +" logo no início do presente ano letivo porque queria aproveitar de imediato os descontos em material escolar e livros. Entretanto inscreveu o filho na natação com total isenção na inscrição e com 5% de desconto na mensalidade.

"Quer num momento de crise quer em qualquer outro, é uma ideia com excelentes vantagens. Reduzir os custos do dia-a-dia é muito importante. Serve de incentivo para as famílias. As famílias podem tirar daqui para pôr ali. Poupar na natação e comprar aquele livro que estava adiado", descreveu, à Lusa, António Ferreira.

Motivar e ajudar os pais de crianças e jovens da Trofa a dedicarem-se à educação e bem-estar dos filhos apesar da crise e ajudar a promover o comércio local foram os objetivos que levaram a FAPTROFA a lançar o "Escola +" em setembro de 2013.

Seis meses depois do lançamento, a iniciativa conta com 1500 alunos aderentes, sendo que este número se multiplica por três, uma vez que os descontos são extensíveis a pai e mãe.

Os responsáveis dizem ter como expectativa alcançar os 5000 alunos no ano letivo 2014/15, ou seja, as 15.000 pessoas.

Na Trofa este cartão é visto, pelas famílias, como uma "espécie de cartão jovem concelhio". Já os comerciantes entendem que é "um cartão-de-visita" das suas lojas.

Depois da "forte" adesão por parte de livrarias e papelarias no arranque do ano escolar, segundo o presidente da FAPTROFA, José Maria Oliveira, foi a vez de "agarrar" os serviços.

O "Escola +" atinge descontos na área da pediatria na ordem dos 40%. Também existem protocolos com oftalmologistas e dentistas do concelho, entre outras especialidades.

"Já ultrapassamos os 70 parceiros. Talvez quase 80. Aparecem novos todos os dias. Um desconto aqui e ali pode significar mais clientes ao fim do mês", descreveu José Maria Oliveira.

Com a novidade de incluir os pais nos descontos e a promoção do cartão na Escola Secundária recentemente a FAPTROFA registou a adesão de escolas de condução, vendedores de pneus, serviços de mecânica e está agora a trabalhar protocolos na área da restauração.

Esta ideia já resultou no interesse, contou José Maria Oliveira, de outras federações de pais a nível nacional.

E, no futuro, a FAPTROFA quer alargar os descontos ao comercio regional e a serviços nacionais, ou seja "atacando" os concelhos vizinhos, tudo em nome da ideia de que é preciso "dar o peito à crise".

Outro projeto que está em estudo é fundir o "Escola +" com o cartão de acesso às escolas que é distribuído aos alunos pelos Agrupamentos Escolares.

"Estamos a trabalhar com os agrupamentos no sentido de perceber se existiriam benefícios em criar um cartão único. O mais importante é manter a linha de que em primeiro lugar está a educação e quando a economia pode ajudar, melhor", concluiu o dirigente associativo.

O "Escola +" está implementado nas escolas da Trofa para alunos com idades entre os três e os 18 anos.

PYT // VC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.