Fotojornalista Mário Cruz vende principal galardão do Prémio Estação Imagem|Mora

| País
Porto Canal / Agências

Mora, 19 abr (Lusa) -- O fotógrafo Mário Cruz, da agência Lusa, conquistou hoje o principal galardão do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem|Mora, com uma reportagem sobre um centro de reabilitação que promove a integração social de pessoas com cegueira recente.

O trabalho vencedor aborda o Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, integrado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que promove a reabilitação de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a partir dos 16 anos, com cegueira ou baixa-visão adquiridas.

O objetivo é contribuir para a integração social dos pacientes, ao dotá-los de novas competências que lhes permitam readquirir as autonomias perdidas.

"Os pacientes vivem juntos durante um período de três meses e os seus dias são preenchidos com diversas tarefas, sempre acompanhadas por um forte apoio psicológico, com o intuito de melhorar a sua independência social", pode ler-se no resumo da reportagem, intitulada "Cegueira Recente".

Os vencedores do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem|Mora, que integra, além do galardão principal, sete categorias temáticas, foram hoje divulgados, numa cerimónia em Mora.

Dedicado exclusivamente à reportagem, o concurso é promovido pela Associação Estação Imagem, com sede naquela vila alentejana, e pela câmara municipal local.

Nesta 5.ª edição da iniciativa, que tem caráter anual, estiveram a concurso 386 reportagens, da autoria de cerca de 140 fotógrafos.

No que toca às categorias temáticas, Pedro Armestre venceu na de Notícias, com a reportagem "On the Fire", acerca dos fogos florestais na Galiza (Espanha), em 2013.

Mário Cruz, com "Cheias no Reguengo do Alviela", e Monica Ferreirós, com "Accidente de Tren", foram os 2.º e 3.º classificados, respetivamente, em Notícias.

Em Vida Quotidiana, o júri premiou duas reportagens de um mesmo fotógrafo, Rodrigo Cabrita, atribuindo o 1.º lugar a "Aprender a Sobreviver" e o 2.º a "Semana de Praia para Idosos".

O fotógrafo José Ferreira, graças ao trabalho "Body Language", foi o único premiado na categoria de Artes e Espetáculos, enquanto em Assuntos Contemporâneos o vencedor foi Bruno Simões Castanheira, com "Portugal, a Antidemocracia do Empobrecimento", seguindo-se Tommaso Rada, com "Os Últimos".

Em Série de Retratos, o júri premiou apenas Artur Machado, com "Os Manifestantes", escolhendo dois galardoados para a categoria de Ambiente: Sérgio Rolando ("Paisagem Multiplicada") e Agata Xavier ("Inventário), nos 1.º e 2.º lugares, respetivamente.

O 1.º classificado em Desporto foi Bruno Simões Castanheira ("Capeia Arraiana"), tendo o 2.º lugar sido atribuído a Octávio Passos ("Havai da Europa").

Além de todas estas reportagens, foi ainda atribuída a Bolsa Estação Imagem 2014 a Hermano Noronha, que vai desenvolver o projeto fotográfico "Presente", para documentar o estado atual da memória sobre a Guerra do Ultramar no concelho de Mora.

Este ano, o júri do concurso foi presidido por Paolo Pellegrin, da agência Magnum, autor de vários livros e um dos fotojornalistas mais premiados a nível mundial.

RRL // NS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fim de portagens de ex-SCUT? Proposta vai ser discutida esta quinta-feira no parlamento

O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido na quinta-feira no parlamento, um agendamento do PS que considera a sua proposta “exequível, justa e oportuna”, estando em aberto as votações das iniciativas dos diferentes partidos.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.