Estreia de nova peça de Tiago Rodrigues marca programação cultural de Guimarães

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 04 set 2020 (Lusa) - A estreia mundial, em 19 de setembro, da peça "Catarina e a beleza de matar fascistas", de Tiago Rodrigues, é um dos destaques da programação cultural de Guimarães para o último quadrimestre deste ano, foi hoje anunciado.

A peça, que teve estreia prevista para a temporada passada, adiada por causa da pandemia, terá a primeira representação em Guimarães antes de ser levada ao Teatro Vidy, em Lausanne, entre o final deste mês e o início de outubro, e da sua apresentação em Viena, entre outros palcos europeus, em Roma, Paris ou Toulouse.

Outros destaques para Guimarães são a 7.ª edição do Westway LAB, de 14 a 17 de outubro, e da 29.ª edição do Guimarães Jazz, de 12 a 21 de novembro.

A programação dá ainda relevo à comemoração do 15.º aniversário do Centro Cultural Vila Flor, com um concerto, no dia 12 de setembro, com Teresa Salgueiro e a Orquestra de Guimarães.

Teresa Salgueiro esteve na inauguração do 'Vila Flor', então enquanto vocalista dos Madredeus.

Ainda no âmbito das comemorações, haverá duas instalações artísticas, por Nelson Duarte e Berru, que vão dar vida aos vidros da fachada do pequeno auditório e à praça coberta do Centro Cultural.

Camané e Mário Laginha atuam em 24 de outubro, concretizando um concerto que esteve agendado para maio, mas que teve de ser adiado por causa da pandemia de covid-19.

Para 18 de dezembro, sobe ao palco a peça "Aurora Negra", de Cleo Tavares, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, que se estreou na quinta-feira, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e que aborda a invisibilidade dos corpos negros nas artes performativas.

O diretor-executivo de A Oficina, Ricardo Freitas, que gere os equipamentos culturais de Guimarães, enfatizou as restrições impostas pela pandemia de covid-19, desde logo em termos de lotação, como é o caso do grande auditório do 'Vila Flor', que passa de 800 lugares para cerca de metade.

Sublinhou o trabalho desenvolvido para que tudo corra em segurança, deixando claro que só o que não depender de A Oficina é que não irá acontecer.

Da programação cultural para os últimos quatro meses deste ano, ressalta também a exposição a inaugurar no dia 05 de dezembro, no Palácio Vila Flor, que reunirá obras dos 30 artistas que ali expuseram nos últimos 15 anos.

A 7.ª edição do Westway LAB acolherá nove concertos, com nomes como Ian, Miramar e The Legendary Tigerman.

Já a 29.ª edição do Guimarães Jazz contará com músicos e formações portugueses, incluindo a Orquestra de Guimarães, e músicos estrangeiros que estão a viver em Portugal.

"Contando com a orquestra, vai envolver mais de 100 músicos portugueses", disse Ivo Martins, responsável pela programação.

VCP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.