Covid-19: Feiras da Vandoma, Cerco e Pasteleira no Porto suspensas até final de setembro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 01 set 2020 (Lusa) -- A Câmara Municipal do Porto anunciou hoje que as feiras da Vandoma, do Cerco e da Pasteleira vão ficar suspensas até ao final de setembro e que a decisão só será revertida quando estiverem reunidas as condições de segurança.

Numa nota publicada no seu 'site', a autarquia avança hoje que as reabertura das três feiras municipais, prevista para sábado, fica "suspensa" e que a situação será reavaliada no final do mês de setembro.

"A situação será reavaliada nessa altura e só será revertida quando estiverem reunidas as condições de segurança e acautelamento da saúde pública que se impõem", lê-se na nota, que cita um despacho hoje assinado pelo presidente da autarquia, o independente Rui Moreira.

A decisão, assegura a câmara do Porto, teve por base um parecer técnico solicitado à Polícia Municipal, Fiscalização e Proteção Civil, que sublinha as "especificidades próprias destas feiras e a sua grande dimensão, bem como o regresso ao Estado de Contingência, decretado pelo Governo a partir do dia 15 de setembro".

Citado na nota, o presidente da câmara do Porto adianta que a realização destas feiras de grande dimensão exigem a "máxima prudência", acrescentando que no parecer técnico, os serviços envolvidos na reabertura das três feiras "manifestaram a sua preocupação, em virtude quer da dimensão das feiras e afluência de visitantes quer do exemplo exterior".

"Para prevenir uma proliferação significativa da pandemia e tendo em vista a proteção dos portuenses não se nos afigura -- com os dados que agora dispomos -- razoável a abertura das referidas feiras", refere Rui Moreira.

O autarca acrescenta ainda que o Estado de Contingência, anunciado pelo Governo, "implicará a tomada de medidas mais exigentes" no município do Porto "em prol de todos os portuenses" e de quem visita a cidade.

O despacho entra em vigor de imediato, sendo que a medida pode ser alterada ou modificada consoante a evolução da pandemia de covid-19 e de acordo com as determinações que venham a ser adotadas a nível nacional.

Portugal contabiliza pelo menos 1.824 mortos associados à covid-19 em 58.243 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS)

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. 

SPYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Quatro detidos por tráfico de droga em três concelhos do distrito de Braga

uatro pessoas foram detidas na terça-feira por tráfico de droga nos concelhos de Vizela, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.