Covid-19: Arouca abre centro de testes próprio na quarta-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

Arouca, Aveiro, 01 set 2020 (Lusa) - A Câmara de Arouca está hoje a instalar junto ao seu edifício um centro próprio de rastreio à covid-19, que abre na quarta-feira para facilitar a realização de testes, evitando deslocações para o exterior do concelho.

A medida adotada por essa autarquia do distrito de Aveiro surge dias depois de um surto súbito de infeções pelo vírus SARS-CoV-2 ter aumentando o número de casos ativos no concelho, a maioria dos quais diagnosticados num lar residencial para seniores.

"Este espaço entrará em funcionamento esta quarta-feira para facilitar o acesso a quem tiver de realizar testes e evitar deslocações para fora do concelho, o que nunca envolve menos de 30 quilómetros e 30 minutos de viagem de carro até ao centro de rastreio mais próximo", revela fonte da autarquia.

A análise das colheitas ficará a cargo do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, que assegurará a divulgação do resultado dos exames "num prazo de 24 a 48 horas, consoante a gravidade de cada caso".

Segundo dados da Câmara Municipal de Arouca, nesse concelho com quase 330 quilómetros quadrados e 22.400 habitantes contavam-se hoje de manhã 148 casos ativos de infeção pela covid-19, o que perfaz um acumulado de 208 doentes desde o início da pandemia em Portugal.

No mesmo período, os óbitos registados no município devido ao SARS-CoV-2 foram seis, sendo que em internamento hospitalar estão atualmente quatro pessoas.

A maior parte das infeções detetadas a semana surgiu no Lar de Idosos de Santa Cruz de Alvarenga, onde estão já diagnosticados 67 casos positivos entre utentes e funcionários.

A segunda cadeia de transmissão foi registada no corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Arouca, onde, num universo de 80 operacionais, nove estão doentes e 30 em quarentena.

Os restantes afetados pelo novo coronavírus foram identificados em diferentes agregados familiares do território.

Portugal contabiliza pelo menos 1.824 mortos associados à covid-19 em 58.243 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

AYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.