Gaia recua passadiços de madeira nas praias para evitar futura destruição

Gaia recua passadiços de madeira nas praias para evitar futura destruição
| Norte
Porto Canal

Os passadiços de madeira da marginal de Gaia serão recuperados e "redesenhados" no âmbito das obras de requalificação da orla costeira, disse hoje o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Eduardo Vítor Rodrigues, que assistiu esta manhã ao arranque da obra de requalificação na praia da Aguda, afetada pelo mau tempo no início do ano, em especial pela forte agitação marítima, adiantou que a ideia é, "em alguns casos, recuar os passadiços, numa lógica preventiva".

O mau tempo registado neste inverno destruiu grande parte dos 15 quilómetros de passadiços de madeira existentes em Gaia.

O autarca disse também que haverá "um reforço da proteção dunar" e que "os danos não foram mais profundos porque ao longo dos anos houve um trabalho de proteção da costa".

Os trabalhos de requalificação da costa de Gaia iniciaram-se na Aguda, com a remoção de areia dali para a praia da Granja, empreitada orçada em cerca de 150 mil euros.

Está também prevista para breve a adjudicação da obra de requalificação da marginal entre Lavadores e Salgueiros, no valor de cerca de 400 mil euros.

A estes dois concursos somar-se-á um outro, de cerca de 2,5 milhões de euros, financiados a 100% por fundos comunitários, para toda a orla costeira do concelho.

Eduardo Vítor referiu estar a "fazer tudo por tudo para que não se corram riscos" quanto à atribuição das bandeiras azuis a todas as praias do concelho.

"Mantendo o otimismo, todos estamos inquietos com os timings", desabafou, referindo-se ao tempo prolongado dos procedimentos de um concurso público.

Eduardo Vitor concluiu, porém, que "as bandeiras e o início da época balnear não estarão em risco".

+ notícias: Norte

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.