Queda de um muro sobre habitação na Trofa gera três desalojados

| Norte
Porto Canal com Lusa

A queda de um muro no decorrer de uma operação de demolição de uma fábrica na Trofa deixou hoje três pessoas desalojadas que receberão apoio da câmara local, disse à Lusa o vereador responsável pela Proteção Civil do concelho.

“A Câmara Municipal [da Trofa, no distrito do Porto] assegurou já uma solução para as próximas noites e num futuro próximo vai uma habitação social a esta família [um casal com um filho] que já estava sinalizada pelos serviços sociais, sendo que constatamos, no local, que ficou de facto sem condições de habitabilidade na casa que utilizava”, disse o vereador da Proteção Civil da câmara da Trofa, Sérgio Araújo.

Na origem desta ocorrência está a queda de um muro sobre a cozinha de uma casa localizada na rua Luís de Camões, próxima do centro da Trofa.

A parede caiu durante a manhã de hoje, na sequência de uma operação de demolição de uma fábrica antiga, a Máquinas Pinheiro, quando apenas um dos três habitantes da casa estava em casa, tendo escapado ileso.

“Registaram-se danos patrimoniais apenas e felizmente, mas a situação está a ser toda acompanhada. A obra [de demolição] era do conhecimento da câmara e a empresa responsável está licenciada. É uma obra privada, sendo da responsabilidade da empresa garantir as questões de segurança”, disse Sérgio Araújo.

O vereador avançou, no entanto, que a autarquia “vai procurar averiguar as causas da queda do muro, conversando com a empresa e ouvindo os técnicos para perceber o que levou a este desfecho”.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.