Categorias especiais impulsionam mercado nacional de vinho do Porto

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Porto Canal / Agências

Peso da Régua, 16 abr (Lusa) -- O mercado nacional absorveu 54 milhões de euros de vinho do Porto em 2013, o que representa um aumento de 4,1% no volume de negócios que foi impulsionado pelas categorias especiais deste produto.

De acordo com os dados revelados hoje pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), as vendas de categorias especiais de vinho do Porto - os Porto 'premium' - tiveram dos "melhores resultados de sempre" no ano passado.

Para o presidente do instituto público, Manuel de Novaes Cabral, estes resultados são "um sinal óbvio da valorização do vinho do Porto ao nível nacional e internacional, consequência do bom trabalho das empresas".

"Uma das grandes apostas do IVDP para 2014 é o reforço da formação e educação para o vinho do Porto, de modo a contribuir para um crescimento contínuo e sustentável da comercialização e da valorização do produto", acrescentou o responsável.

De uma forma geral, apesar de se ter registado um decréscimo de 3,4% na quantidade total de vinho do Porto vendida em Portugal em 2013, assinalou-se um crescimento de 4,1% em valor relativamente a 2012, o que se traduz num volume de negócios de 54 milhões de euros.

Este aumento resulta de um acréscimo de 7,7% do preço médio, potenciado pelo crescimento das categorias especiais.

Neste tipo de vinho do Porto, onde se incluem os Vintage, Reserva, LVB, Tawnies envelhecidos, Crusted e os Colheita, verificou-se em Portugal um aumento de 5,6% na quantidade comercializada (196 mil caixas de nove litros) e de 10,5% em volume de negócios (21,5 milhões de euros).

A categoria Vintage, segundo o IVDP, "contribuiu fortemente para este crescimento", já que as vendas cresceram 19,5% em quantidade, com o Vintage 2011, a mais recente declaração Vintage, a significar 46% da quantidade total, deste tipo de vinho, vendida no país no ano passado.

Incluindo os valores das exportações e as compras em Portugal, as categorias especiais tiveram pela primeira vez, no ano passado, uma quota de mercado acima dos 21% (21,1%) em quantidade e ultrapassaram os 40% em valor.

Os dados globais das vendas do vinho do Porto traduziram-se num aumento de 2,4% no volume de negócios em 2013, para os 365 milhões de euros.

A quantidade global de vendas deste produto vendido decresceu 3,6% para os 8,7 milhões de caixas de nove litros.

Portugal é o segundo país com maior de volume de negócios e no que diz respeito à quantidade, ocupa a terceira posição no mercado deste vinho produzido na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo.

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