Covid-19: Gaia distribui "roteiro" de práticas e intervenção por 32.000 alunos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 10 ago 2020 (Lusa) - A câmara de Vila Nova de Gaia vai distribuir um "roteiro" de boas práticas com "protocolo de intervenção" a todos os agregados familiares do concelho que tenham filhos nas escolas, num total de 32.000 alunos, foi hoje anunciado.

Esta medida acontece devido à pandemia da covid-19 e visa todas as escolas de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, existindo diferentes intervenções de acordo com os ciclos a que cada aluno está associado dos jardins-de-infância e 1.º ciclo ao secundário.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião de câmara que decorreu esta tarde, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, avançou que "cerca de 15.000 alunos" do 1.º ciclo receberão o "roteiro", bem como um 'kit' com gel desinfetante e um 'spray' para os sapatos.

"Isto porque nem todas as escolas conseguirão assegurar o modelo de troca de sapatos das crianças à entrada. O objetivo é reduzir ao máximo o risco de contágios e criar dinâmicas de segurança e desinfeção", descreveu o autarca.

Para os jardins-de-infância e escolas de 1.º ciclo, o arranque do novo ano letivo também terá como novidade a distribuição do Manuel que explica o "protocolo de intervenção em casos de febre" por exemplo, bem como o "roteiro" de serviços disponíveis como é o caso da distribuição de pequeno almoço e lanches gratuitos, estando desaconselhado o uso de lancheiras pessoais para evitar partilha de objetos.

"[A pandemia] obriga a mudanças na preparação da alimentação. Mudanças de metodologia de distribuição e forma de apresentação", disse Eduardo Vítor Rodrigues, referindo-se ao facto das refeições serem entregues em formato de dose individual em material descartável.

Também o uso das cantinas escolares terá regras ou mesmo, dependendo dos casos, funcionará por turnos.

A câmara também garantirá a colocação de sinalética nas escolas "adequada e simplificada conforme os graus de ensino".

Quanto às escolas EB 2-3 e secundárias, a distribuição do roteiro também será feita e a autarquia está a, disse o autarca socialista de Gaia, "preparar com os agrupamentos [escolares] quer a sinalética, quer a distribuição de acrílicos pagos pela autarquia para as secretárias de dois lugares".

"Pagaremos o gel e os acrílicos e o que vier a ser necessário. Queremos que o arranque do ano letivo seja o mais tranquilo possível", disse Eduardo Vítor Rodrigues que antes já tinha anunciado o "objetivo de gerar segurança e confiança na comunidade escolar" no decorrer da sessão com os vereadores quando em votação estiveram propostas que visam a compra de mobiliário escolar.

Em causa mobiliário para vários graus de ensino que será entregue conforme as prioridades e necessidades, nomeadamente nas escolas EB 2-3 que estão a ser reformuladas como é o caso das escolas de Valadares, da Costa Matos e da Sophia de Mello Breyner.

O custo do mobiliário para estas escolas é de 600 mil euros, enquanto um outro lote, destinado aos jardins-de-infância e 1.º ciclo custará cerca de 1,5 milhões de euros.

"Não conseguimos substituir tudo [nas 108 escolas do concelho] de uma vez, mas este mobiliário novo já está a ter em consideração as normas e necessidades novas [impostas pela pandemia da covid-19]. Agora, ao comprar, já ter-se-á de comprar com estas preocupações", disse o autarca.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 731 mil mortos, incluindo 1.759 em Portugal.

De acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde em Vila Nova de Gaia estão registados 1.839 casos de infeção pelo novo coronavírus.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

PFT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.