PSD reafirma que Governo vai contruir IC35 e acusa PS de confundir as populações

| País
Porto Canal / Agências

Penafiel, 15 abr (Lusa) - O deputado do PSD Virgílio Macedo reafirmou hoje, à agência Lusa, que o Governo vai avançar com o IC35 e acusou o PS de "estar a confundir as populações" do Tâmega e Sousa.

"As populações podem estar perfeitamente descansadas. Não vale a pena andarmos a tentar confundir e preocupar as populações", afirmou.

O deputado social-democrata comentava a posição de hoje do PS sobre a matéria. Num documento enviado ao ministro da Economia, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista acusou o Governo de fazer uma "enorme trapalhada" com o IC35.

Naquela posição, os socialistas questionaram se o valor de investimento anunciado, de 45 milhões de euros, significa que o executivo vai deixar cair a obra.

Sobre a questão socialista, o deputado do PSD e líder da distrital social-democrata insistiu estar "certo de que, brevemente, essa obra será uma realidade, porque é de inteira justiça".

Virgílio Macedo considerou "não haver trapalhada nenhuma", observando que os deputados do PS é que "estão habituados às trapalhadas do passado".

"Eles devem estar muito chateados com os antigos secretários de Estado dos Transportes e das Obras Públicas, que fizeram muitas infraestruturas rodoviárias que manifestamente não eram necessárias e deixaram no esquecimento duas no nosso distrito, nomeadamente o IC35 e a EN14", assinalou.

O líder da distrital do PSD criticou o PS por não ter avançado com aquelas obras, quando havia disponibilidade financeira.

"É de valorizar que tenha sido este Governo do PSD e do CDS, numa conjuntura extremamente difícil, que avançasse com a definição clara de que o IC 35 é uma prioridade", reafirmou.

Sobre o facto de haver aparentes discrepâncias nos valores previstos no passado (104 ME) e os atuais (23 ME), como acusam os socialistas, o deputado do PSD explica que a diferença tem a ver com o facto de o atual Governo estar a prever apenas a realização de dois troços do IC35, nomeadamente a ligação de Penafiel a Entre-os-Rios e de Arouca a S. João da Madeira.

Assinalou ainda que o perfil da futura acessibilidade vai ser diferente, deixando e ser uma autoestrada, o que diminuirá os encargos.

Apesar disso, prometeu, a via garantirá melhores acessos ao sul dos concelhos de Penafiel e do Marco de Canaveses, ajudando ao desenvolvimento do setor dos granitos e correspondendo a "uma justa reivindicação das populações".

APM // MSP

Lusa/fim.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.