Moody's estima que o défice de Portugal atinja os 9,2% do PIB este ano

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 jul 2020 (Lusa) -- A agência de notação financeira Moody's estima que o défice de Portugal atinja os 9,2% do PIB este ano e recupere apenas até aos 4,8 em 2021, segundo um relatório hoje divulgado.

"A Moody's prevê que o défice geral do Governo chegará aos 9,2% do PIB em 2020 antes de reduzir para os 4,8% em 2021, com a atividade económica a retomar e os efeitos das medidas orçamentais mais pontuais a se afastarem", aponta a agência de notação.

"Apesar da atividade económica estar a recuperar algum impulso no segundo semestre do ano, a Moody's espera que o PIB [Produto Interno Bruto] real de Portugal contraia 9,5% em 2020, entre os mais severos da zona do euro", refere.

A estimativa da Moody's surge depois de a agência ter decidido no dia 17 de julho não se pronunciar sobre Portugal, mantendo o 'rating' em Baa3, acima do 'lixo' com perspetiva "positiva".

 

ICO // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.