Noitada de S. João com transportes públicos reforçados no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 19 jun (Lusa) -- A Metro do Porto e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciaram hoje uma operação conjunta para os festejos de S. João, assegurando de domingo para segunda-feira um aumento de frequências e o reforço da capacidade.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Metro do Porto afirmou que, no conjunto, as empresas estimam transportar 200 mil pessoas durante a operação.

Esta é a primeira vez que as duas empresas "apresentam uma oferta especial, realmente integrada e articulada", salientou, em declarações à Lusa, o porta-voz da Metro do Porto.

A circulação do metro começará a ser reforçada a partir das 20:00 de domingo em todas as linhas, exceto na Violeta, numa operação que se prolongará até às 06:00 de segunda-feira.

A STCP preparou para o S. João um prolongamento de serviços e reforços durante a noite, em diversas linhas, complementando o serviço da Metro do Porto.

Segundo o responsável, sempre houve entre as duas empresas a preocupação de articular os serviços no S. João, contudo, este ano o trabalho foi mais "profundo" para que os dois serviços "serem complementares", procurando-se que a STCP não circule nas zonas onde há metro e reforçando-se a circulação do metropolitano nas áreas onde não há autocarros.

A Linha Amarela da Metro do Porto, que liga Porto e Gaia, cidades polos de celebração do S. João, terá até às 03:00 frequências de seis minutos, em veículos duplos, sendo que a partir dessa hora e até ao nascer do dia passará para os 10 minutos.

No tronco comum Senhora da Hora-Estádio do Dragão, o metro vai passar a cada três minutos, em ambos os sentidos, até às 03:00.

Na Linha Azul, os veículos saem da estação Estádio do Dragão com direção à estação Senhor de Matosinhos com frequências de 10 minutos até às 03:00 e, daí em diante, com frequências de 15 minutos, enquanto na Linha Vermelha funcionarão frequências de 20 minutos e depois das 03:00 de 30 minutos.

Já a Linha Verde terá frequências de 10 minutos até às 02:00 e de 30 minutos até 06:00, sendo que na Linha Laranja as frequências serão de 10 minutos até às 01:00, de 15 minutos até às 02:00 e de 20 minutos até às 03:00.

Na STCP, no total, estarão em funcionamento 35 linhas durante o período noturno e 21 durante a madrugada, cobrindo os principais eixos da rede, no Porto e concelhos limítrofes, com frequências que variam entre os 12 e os 60 minutos.

A empresa vai prolongar ou reforçar o serviço durante a madrugada nas linhas 200, 205, 305, 400, 600, 602, 700, 701, 702, 800 e 801, estando programada a utilização de todos os autocarros de grande capacidade (articulados e de dois pisos) nas linhas de maior procura.

Também o Funicular dos Guindais está durante toda a noite em funcionamento, permitindo a ligação entre a Batalha e as Fontainhas e a zona da Ribeira do Porto.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Jovem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 20 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão

A circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia 20 de maio nas Avenidas Marechal Humberto Delgado, Carlos Bacelar e dos Descobrimentos em Vila Nova de Famalicão, devido à realização de trabalhos de limpeza da vegatação nos separadores centrais das respetivas vias rodoviárias.