Construção do edifício do I3S no Porto ficara concluído em Novembro

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 abr (Lusa) - A Universidade do Porto anunciou hoje que a construção das instalações do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) deverá ficar concluída em novembro, não avançando, contudo, a data oficial de inauguração do edifício.

"Tudo aponta para que no primeiro semestre de 2015 o edifício fique totalmente equipado e pronto a funcionar, mas ainda é cedo para afirmar com certeza em que mês será inaugurado", referiu a fonte oficial da universidade.

Aprovado no final de 2010, para obtenção de financiamento comunitário, o projeto das instalações do I3S, que tem uma taxa de comparticipação de 85%, num total de 18,3 milhões de euros, chegou a constar de uma lista de investimentos em risco de serem cancelados por causa de adiamentos no começo da sua execução.

A construção do edifício-sede e de laboratórios do I3S, adjudicada à construtora Mota Engil, vencedora do concurso público lançado em março de 2012, iniciou-se em abril de 2013.

Lançado em 2008, o complexo do I3S irá albergar cerca de 250 investigadores doutorados, inseridos num total de mais de 700 funcionários, e centrar-se em áreas chaves para o desenvolvimento de respostas aos novos desafios na área da saúde, como as Doenças Neurodegenerativas, Cancro, Infeciosas e de Medicina Regenerativa.

O consórcio é constituído por três das mais reconhecidas e produtivas instituições nacionais de investigação biomédica, os institutos de Biologia Molecular e Celular (IBMC), de Engenharia Biomédica (INEB) e de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), segundo a mesma fonte.

O projeto do novo "supercentro" de investigação contempla a construção de um edifício principal, de 14 mil metros quadrados, inteiramente dedicado a laboratórios e serviços de investigação.

O edifício ficará ligado ao atual do IPATIMUP, no polo da Asprela (pertencente à Universitário do Porto e próximo do Hospital de S. João), que será reconvertido para salas de aulas de mestrado e de doutoramento, auditórios e serviços administrativos do I3S.

PM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.