Castelo de Paiva anuncia espaço alternativo para empresas afetadas por incêndio

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, anunciou hoje que as empresas do concelho afetadas pelo incêndio de segunda-feira poderão ter espaço alternativo em setembro ou outubro.

Em declarações aos jornalistas, o autarca revelou que há um espaço alternativo, na Zona Industrial de Lavagueiras, mas a decisão passará pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Gonçalo Rocha falava no final da visita que a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, realizou à Zona Industrial de Castelo de Paiva.

O incêndio de segunda-feira provocou danos avultados em oito empresas, deixando 25% da mão-de-obra ativa do concelho em situação "muito complicada", lembrou Gonçalo Rocha.

Segundo o autarca, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) já garantiu que o edifício afetado, propriedade daquele organismo, "será recuperado", contudo, continuou, "é preciso encontrar alternativas e tem de haver uma agilização".

"Temos de continuar a trabalhar. Todos os dias são importantes para resolver problemas, porque as pessoas não podem esperar muito mais", reforçou o edil.

Gonçalo Rocha informou, depois, que se reuniu hoje com empresários, IEFP e a Segurança Social, para avaliar a situação dos trabalhadores.

Aos jornalistas, o autarca defendeu que a solução mais indicada na situação atual é a que foi implementada após o incêndio de 2017, que garante a remuneração de 100% aos cerca de 500 trabalhadores afetados.

O presidente disse, depois, que Castelo de Paiva "justifica um plano especial para apoiar as empresas e o emprego".

"O concelho tem sido fustigado com muitas tragédias e Castelo de Paiva não merece isto", disse o autarca.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.