'App' que combate ciberagressão venceu 2.ª edição do "Transforma TI" em Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 16 jul 2020 (Lusa) - Uma 'app' para ajudar jovens vítimas, agressores e observadores de ciberagressão venceu a 2.ª edição do prémio 'Transforma TI', em Valongo, destinado a valorizar aplicações tecnológicas que resolvam problemas sociais, anunciou hoje a câmara municipal.

Seis projetos apresentaram-se a concurso na edição de 2020, cuja decisão decorreu na quarta-feira à noite em Valongo e premiou o projeto de Maria Vale, denominado App: #CiberAmigo.

Esta aplicação, lê-se na informação disponibilizada pela autarquia, pretende dar "resposta aos problemas adjacentes à ciberagressão, dando a oportunidade de integrar o tema no currículo escolar, constituindo os professores e psicólogos agentes importantes neste combate e fornecer informação aos adolescentes acerca do tema e das suas dinâmicas, desconstruindo ciber(mitos)".

Ao mesmo tempo, continua a descrição, abre a "possibilidade dos adolescentes que sejam/tenham sido vítimas, agressores e observadores pedirem ajuda/denunciar, garantindo-lhes uma resposta adequada/efetiva".

Criado em 2018, o prémio que oferece 1.500 euros ao projeto vencedor, surgiu para, disse à Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro "estimular a transformação de ideias inovadoras em projetos de empreendedorismo social, recorrendo ao talento tecnológico dos jovens do concelho".

Programado no âmbito do projeto Mudar para a inovação (Switch to innovation, em inglês), as 'app' "foram desenvolvidos ao longo de seis meses no Centro de Cidadania Digital, em Valongo", acrescentou o autarca.

No segundo lugar ficou a aplicação "Baby Upload" de "partilha e entreajuda entre pares, na vivência da gravidez e, ao mesmo tempo, a escassez de informação fidedigna e de confiança quando se recorre a espaços de partilha na internet" e em terceiro o "Ninho" para ajudar os estimados "10 mil animais que anualmente são abandonados em Portugal", acrescentou a câmara.

JFO // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.