Aprovada proposta do PSD que considera agregado familiar para atribuir bolsa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 jul 2020 (Lusa) - Uma proposta do PSD para a atribuição extraordinária de bolsas de estudo, para o ano de 2020/2021, com base no agregado familiar foi aprovada hoje no parlamento, com votos contra do PS e favoráveis das restantes bancadas.

No âmbito da votação na especialidade da proposta de Orçamento Suplementar, a proposta do PSD que admite "excecionalmente a consideração do valor resultante da soma dos valores auferidos pelo requerente e pelos demais elementos do agregado familiar" nos 12 meses anteriores ao pedido de bolsa de estudo foi aprovada apenas com votos contra do PS.

A proposta foi formulada tendo em conta o contexto extraordinário de "emergência económica e social" da pandemia de covid-19.

Assim, o total do valor auferido pelo conjunto do agregado familiar no último ano passa a ser o montante válido "no âmbito do Regulamento de Atribuição de Bolsa de Estudo" para o próximo ano letivo.

A votação decorreu na sala do Senado da Assembleia da República, e consagra o "regime excecional para o ano letivo 2020/2021 de contabilização do rendimento do agregado familiar no processo de atribuição de Bolsa de Estudo", conforme o título da proposta social-democrata.

A votação final global do Orçamento do Estado Suplementar está agendada para sexta-feira, a partir das 10:00.

JE/LT // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Paulo Raimundo alerta para "monstro à solta" após ataques a emigrantes no Porto

O secretário-geral do PCP advertiu que está “um monstro à solta”, reagindo ao que considerou terem sido “crimes de ódio” no Porto, e defendeu que é preciso responsabilizar quem o alimenta.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".