Trabalhadores da STCP fazem greve na terça-feira. Empresa alerta para perturbações

Trabalhadores da STCP fazem greve na terça-feira. Empresa alerta para perturbações
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciaram hoje uma greve para terça-feira para reivindicar melhores condições laborais, o que levou já a empresa a alertar para eventuais perturbações no serviço.

"Os trabalhadores da STCP estão cansados de promessas e indignados com a falta de reconhecimento por parte das várias tutelas da empresa que nunca mostraram recetividade e vontade de promover uma negociação séria, indo ao encontro da mais elementar justiça social, revendo as remunerações, as carreiras profissionais e os horários, melhorando assim as condições em que trabalham os cerca de 1.200 funcionários", referiram, em comunicado, quatro estruturais sindicais.

Face à falta de alternativas e "pela indiferença" com que os trabalhadores da STCP dizem que têm sido tratados na última década, os sindicatos consideram ser o "momento crucial" de mostrarem publicamente a sua indignação.

Perante o pré-aviso de greve, a STCP avisou os utilizadores da "possibilidade de ocorrência de perturbações de serviço" a partir das 00:00 de terça-feira até às 02:00 de 01 de julho.

"Não foram estabelecidos pelo Tribunal Arbitral quaisquer serviços mínimos, quer para a operação de autocarros, quer para a operação de carros elétricos, pelo que a empresa não poderá garantir o cumprimento do serviço em qualquer uma das 73 linhas da rede STCP", acrescentou.

A administração lamentou "todo e qualquer inconveniente" que esta situação possa criar, pedindo a compreensão de todos.

A greve envolve o Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (STTAMP), o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA) e a Associação Sindical de Trabalhadores dos Transportes Coletivos do Porto (SMTP).

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.