Síria: António Guterres alerta para risco de alastramento do conflito

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 18 jun (Lusa) - O alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, António Guterres, alertou hoje para o perigo de a guerra civil síria alastrar ao resto da região e pediu ajuda urgente para os países vizinhos que acolhem refugiados.

"Cada vez há um risco maior de o conflito na Síria se alargar a outros países vizinhos. A comunidade internacional deveria superar as suas divisões e trabalhar unida para parar a luta, se queremos evitar que as chamas da guerra se espalhem pelo Médio Oriente", afirmou Guterres em Beirute.

O ex-primeiro-ministro português está no Líbano para uma visita oficial, recordando a urgente necessidade de fundos para poder ajudar os refugiados sírios e os países que os recebem.

Para o Líbano, são precisos 1,2 mil milhões de euros, defendeu Guterres num encontro com o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati.

Esta quantia inclui 335 milhões de euros para ajudar o governo libanês a satisfazer as necessidades dos refugiados, uma vez que naquele país não há campos de refugiados e os deslocados pela guerra são alojados em casas de amigos, conhecidos, familiares e em edifícios públicos.

"Não há cidade ou aldeia no Líbano que não acolha refugiados sírios. O Líbano é um pequeno país com um grande coração", afirmou.

APN // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.