Homem que matou mulher em Vieira do Minho condenado a 19 anos de prisão

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vieira do Minho, Braga, 26 jun 2020 (Lusa) -- O Tribunal de Braga condenou hoje a 19 anos de prisão um homem que matou a mulher, por asfixia, na residência do casal em Salamonde, Vieira do Minho, em março de 2019.

O arguido, motorista profissional, foi condenado por homicídio qualificado.

Terá ainda de pagar indemnizações que ascendem a mais de 180 mil euros.

O crime aconteceu na noite de 06 de março do ano passado, sendo que o casal tinha divórcio marcado para o dia seguinte.

No julgamento, o arguido remeteu-se ao silêncio, mas o tribunal recorreu às declarações que prestou perante o juiz de instrução criminal, em que disse que o casamento estava em crise por problemas financeiros e pelo alegado relacionamento extraconjugal da mulher.

Disse ainda que, nessa noite, teve mais uma discussão com a mulher, de 37 anos, e ficou "cego", alegando não saber o que aconteceu a seguir.

"Pensei que a matei", afirmou, na altura.

Fugiu do local e foi entregar-se à polícia.

No dia seguinte, ao ler a notícia do crime num jornal 'online', o arguido pôs o comentário: "um casamento a três não funciona".

Para o tribunal, não ficam dúvidas de que foi o arguido o autor do homicídio, por temer ficar "completamente isolado e sem nada" com o divórcio que estava iminente.

O coletivo de juízes sublinhou o sangue frio e a "assinalável energia criminosa" do arguido, que consumou o crime com "um contacto direto e persistente" com a vítima, apertando-lhe o pescoço até ela desfalecer.

"Tratou com um objeto a pessoa que dizia amar", referiu o juiz presidente, acrescentando que a conduta do arguido "é tudo menos amor".

Destacou ainda a personalidade "ciumenta e desconfiada" do arguido, que levou à "saturação emocional" da vítima.

O juiz citou mesmo a frase "onde não puderes amar, não te demores", atribuída à atriz italiana Eleonora Duse.

"O vosso casamento já não era um espaço de harmonia, nem para si nem para a sua mulher. Ela queria seguir o caminho da felicidade por outra via e você não se conformou com isso", disse.

O casal esteve emigrado duas décadas em Inglaterra, mas voltou a Portugal em 2017, abrindo em Vieira do Minho, no distrito de Braga, uma unidade de alojamento local e um restaurante.

VCP // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.