Venda de carruagens à Argentina na origem de buscas na CP

Venda de carruagens à Argentina na origem de buscas na CP
| País
Porto Canal

A venda de carruagens usadas à Argentina foi o motivo que desencadeou a investigação que levou hoje a Polícia Judiciária a fazer buscas na CP -- Comboios de Portugal, disse à Lusa fonte policial.

Fonte oficial da CP, por seu lado, confirmou à Lusa que empresa foi hoje alvo de buscas pela Polícia Judiciária, não adiantando o motivo das mesmas.

Segundo fonte policial, estão em causa indícios de corrupção ligados a um negócio feito pela CP há uns anos, de venda de carruagens usadas para a Argentina.

A mesma fonte adiantou que na Argentina decorre uma investigação paralela sobre o mesmo assunto.

Em 2005, a CP vendeu 2.135 toneladas de "material circulante" (carruagens e locomotivas) destinado aos caminhos-de-ferro da Argentina.

O negócio destas carruagens e locomotivas, fechado por 6,9 milhões de euros, foi celebrado pela CP e pela Secretaria de Estado portuguesa dos Transportes com o departamento governamental homólogo da Argentina.

Na altura, a Secretária de Estado dos Transportes era a socialista Ana Paula Vitorino.

Este contrato foi celebrado durante uma visita a Portugal, em 31 de maio de 2005, do secretário de Estado argentino dos Transportes, Ricardo Jaime, no contexto das relações económicas entre os dois países.

Trata-se de material circulante que a CP tinha desativado em 2003, em consequência da progressiva eletrificação e modernização das ferrovias portuguesas, e que foi revisto pela Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, do grupo CP.

+ notícias: País

“Quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirmou que, “quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”, sublinhando que qualquer governo deve passar pela Concertação Social para “ouvir os outros”.

Festival Eurovisão da Canção. Últimos dez finalistas são escolhidos esta quinta-feira

Dezasseis países competem esta quinta-feira pelos últimos dez lugares disponíveis na final do 68.º Festival Eurovisão da Canção, a decorrer em Malmö, na Suécia.

Jovens do Climáximo bloqueiam entrada no Ministério da Saúde

Um grupo de jovens do movimento Climáximo estavam ao início de manhã dest quinta-feira concentrados junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, a bloquear a entrada do edifício, confirmou a PSP.