Historiadora de arte Ana Mântua assume direção do Museu Nacional de Soares dos Reis

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 jun 2020 (Lusa) -- A historiadora de arte Ana Mântua, antiga coordenadora da Casa-Museu Anastácio Gonçalves, em Lisboa, vai assumir a direção do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Em comunicado, a DGPC realça que a nomeação é feita em regime de substituição até estar terminado o concurso público internacional para o cargo, recentemente aberto.

Ana Mântua substitui Maria João Vasconcelos, que esteve à frente do museu desde 2006 e agora se aposentou.

Segundo a biografia disponibilizada pela DGPC, Ana Mântua é licenciada em História da Arte, tendo uma pós-graduação em Gestão das Artes e mestrado em Arte, Património e Restauro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Desde 2013, coordenou a Casa-Museu Anastácio Gonçalves, "onde exerceu funções inerentes à sua gestão, nomeadamente programação cultural e comissariado de exposições, reprogramação museológica da coleção permanente e conceção do novo projeto museográfico, posto em prática nas obras de requalificação realizadas em 2018 e 2019".

Ana Mântua esteve também ligada, como técnica superior, a instituições como Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém e Museu Nacional do Azulejo.

A DGPC realça que, em 2004, "enquanto técnica superior do antigo Instituto Português do Património Arquitetónico e Arqueológico, desenvolveu um projeto internacional de salvaguarda do património na Ilha de Moçambique".

No final de maio, foram abertos os concursos internacionais para seleção de nove direções de museus e monumentos nacionais, no quadro do novo regime jurídico de autonomia de gestão, entre as quais a do Soares dos Reis.

Primeiro museu público de arte do país, o Museu Nacional de Soares dos Reis foi fundado como Museu Portuense de Pinturas e Estampas, em 1833, com o objetivo de "recolher os bens confiscados aos conventos abandonados do Porto e aos extintos de fora do Porto (mosteiros de S. Martinho de Tibães e de Santa Cruz de Coimbra)", como explica a página da instituição.

O museu adquiriu o estatuto de nacional em 1932 e mudou-se para o Palácio dos Carrancas oito anos depois, onde permanece desde então.

TDI (AG/ACG) // MP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.