PAN/Gondomar denuncia lixo na zona ribeirinha de Valbom, câmara contesta

PAN/Gondomar denuncia lixo na zona ribeirinha de Valbom, câmara contesta
| Norte
Porto Canal

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) criticou hoje a "elevada concentração de lixo ao longo de toda a zona ribeirinha de Valbom", no concelho de Gondomar, denúncia que "surpreende" o presidente socialista da câmara que garante "não corresponder à realidade".

Em comunicado, o PAN refere que tem recebido "várias denúncias a dar conta da elevada concentração de lixo ao longo de toda a zona ribeirinha de Valbom, em particular junto aos passadiços" e pede a intervenção da Câmara de Gondomar.

A concelhia do PAN/Gondomar avança que já solicitou "uma série de esclarecimento ao executivo municipal, nomeadamente que soluções serão encetadas para resolver a situação e se já foram realizadas, ou se estão previstas, ações de sensibilização para a preservação do espaço em questão".

O PAN também quer saber se o local é alvo de fiscalização ou policiamento regular e fala em "insegurança" para quem usufrui desta zona.

A agência Lusa contactou o executivo municipal de Gondomar, no distrito do Porto, que disse conhecer já este comunicado e as exigências do PAN, mas quanto ao que é denunciado manifestou "surpresa".

"Não corresponde à realidade", garantiu o presidente socialista da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

Na mesma nota, o PAN diz que efetuou por sua iniciativa uma ação de limpeza na zona, tendo tido "oportunidade de constatar, mais uma vez, esta mesma realidade, ao recolher lixo que resultou em dezenas de sacos cheios no final, inclusive entulho".

"É incompreensivelmente, e segundo nos continua a ser relatado por cidadãos, pouco ou nada se alterou desde então. Da parte do executivo municipal, urge uma aposta séria e concertada na resolução deste problema que já se arrasta há vários anos neste local, seja através de ações de sensibilização numa primeira fase, seja com a posterior fiscalização necessária", refere o Pessoas-Animais-Natureza, acrescentando estar "totalmente disponível para colaborar com a câmara na resolução deste problema antigo".

Confrontado com esta descrição, Marco Martins devolveu o desafio ao PAN e questionou em que dia é que foi realizada a limpeza descrita, reafirmando que não tem conhecimento da situação retratada.

"É que é tão disparatado o que descrevem que não merecem resposta", apontou o autarca de Gondomar.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.