Iker Casillas recua e informa que não vai concorrer à Federação Espanhola de futebol

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Madrid, 15 jun 2020 (Lusa) -- O ex-futebolista internacional espanhol Iker Casillas recuou hoje na intenção de se candidatar à Real Federação Espanhola (RFEF), considerando que a crise da covid-19 deixa o assunto em segundo plano.

"Decidi não me apresentar às próximas eleições da RFEF, recentemente convocadas. O principal motivo que me levou a tomar esta decisão é a excecional situação económica, social e sanitária que o nosso país vive e que faz com que as eleições passem para segundo plano", justificou Casillas.

Num comunicado publicado na rede social Twitter, o antigo guarda-redes diz que este é um momento "de somar e não de dividir" e que as atenções devem estar em como ajudar jogadores, clubes e competições, algo que seria desgastado com umas eleições.

No comunicado, Casillas promete olhar para uma futura candidatura, mas reitera que este não é o momento certo.

"Não é uma porta fechada ao futuro, queria realmente um processo eleitoral justo, transparente e participativo, tentando o melhor para o futebol espanhol, mas neste momento não é essa a aposta. Espero que nas próximas eleições isso possa acontecer, comigo ou com outros candidatos", acrescentou.

O antigo guarda-redes, bicampeão europeu e campeão mundial pela Espanha, tinha anunciado em 17 de fevereiro que era candidato à presidente da Real Federação, cargo para o qual deveria concorrer em oposição ao atual presidente, Luís Rubiales.

Um dia depois, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, confirmou hoje o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que tinha chegado aos dragões em 2015/16 e parou de jogar em maio de 2019, depois de sofrer um ataque cardíaco durante um treino.

Entretanto, na última semana, a RFEF convocou as eleições para 17 de agosto, se o Conselho Superior do Desporto (CSD) concordar com a data, e em alternativa, caso não seja possível, adiantou a data de 17 de setembro, levando agora Casillas a comunicar a sua 'desistência'.

RPM (APS) // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Golo madrugador nos sub-19 do FC Porto

O FC Porto colocou-se em vantagem no encontro frente ao Famalicão para o Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Gil Martins converteu a grande penalidade que inaugurou o marcador do miniestádio do Olival aos 7 minutos.

FC Porto: Regresso ao trabalho na terça-feira

O FC Porto regressa ao trabalho esta terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.