Guimarães retoma dia 19 "cultura ao vivo" com espetáculos em pátios e jardins

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 09 jun 2020 (Lusa) -- A cultura ao vivo volta a Guimarães a partir de 19 de junho, com espetáculos em locais "mais ou menos improváveis", como pátios e jardins, e com os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, foi hoje anunciado.

A programação abrangerá as duas últimas sextas-feiras de junho e as duas primeiras de julho, naquela que, segundo a presidente da direção de A Oficina, Adelina Pinto, pretende ser uma "lufada" cultural antes do "vendaval" que deverá acontecer a partir de setembro.

"Esta será uma lufada que, depois, a partir de setembro, se pretende que seja um vendaval", afirmou Adelina Pinto, em conferência de imprensa de apresentação da programação para junho e julho de A Oficina.

O "vendaval" de setembro tem já dois espetáculos marcados, para assinalar os 15 anos do Centro Cultural Vila Flor (CCVF).

Teresa Salgueiro, que esteve na inauguração do CCVF com os Madredeus, vai voltar à 'cidade berço', para um concerto com a Orquestra de Guimarães.

Por outro lado, o CCVF assistirá à "estreia absoluta" da peça "Catarina e a beleza de matar fascistas", de Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, vencedor do Prémio Pessoa 2019.

"Estamos a preparar em força a nova temporada", afirmou Rui Torrinha, diretor artístico do CCVF.

Até lá, a atividade cultural irá "desconfinando" progressivamente, com espetáculos ao ar livre e com lotação que varia entre as 40 e as 70 pessoas, mas a maior parte deles com transmissão 'online', para que o público possa ser muito mais abrangente.

No dia 19 de junho, nos jardins do Palácio Vila Flor, atuam os The BJazz Choir.

Paralelamente, haverá uma visita noturna à descoberta "do outro lado" do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, com incursões a espaços normalmente vedados ao público e visualização de peças da coleção que não estão expostas.

Para dia 26, está marcado, para o terreiro do Palácio Vila Flor, um momento de artes 'performativas' com António Alvarenga e Leonor Barata, seguindo de um concerto por Benjamim.

O duo Minta & The Brook Trout atua no dia 03 de julho, nos jardins do Palácio Vila Flor.

No dia 10 de julho, as propostas são um concerto pelo pianista Pedro Manuel Pereira e o filme-concerto "Surdina", de Rodrigo Areias.

Rui Torrinha disse que as atividades decorrerão sempre nos finais de tarde de sexta-feira, para "dar espaço" para que as famílias possam, ao fim de semana, retomar também outras atividades de que estiveram privadas durante o período de confinamento.

Para Ricardo Freitas, diretor executivo de A Oficina, este programa marca o início da fase de desconfinamento da atividade cultural de Guimarães, pelo que se assume como "um momento muito especial".

"Será um desconfinamento responsável e gradual, com medidas de segurança, bem-estar e conforto, para que seja possível esquecer a pandemia", referiu.

Na conferência de imprensa, foi ainda anunciado que a direção artística de A Oficina passa a ser assumida por Fátima Alçada.

VCP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.