Especialistas assinalam 50.º aniversário da Ponte da Arrábida do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 jun (Lusa) -- Especialistas em arquitetura e engenharia, como Souto Moura, Cecil Balmond ou Miguel Aguiló, reúnem-se na sexta-feira na Alfândega do Porto para assinalar os 50 anos da Ponte da Arrábida e o centenário do nascimento de Edgar Cardoso.

O encontro dos especialistas, denominado "Arrábida 50 - Colóquio Internacional sobre Pontes e Património", é organizado pela Universidade do Porto (UP) e vai decorrer na véspera do 50.º aniversário da Ponte da Arrábida, indica em comunicado a UP.

Eduardo Souto Moura, da Faculdade de Arquitetura UP, Cecil Balmond, do Balmond Studio, Reino Unido), Jirí Strásky, da Universidade de BRNO, na República Checa, ou Miguel Aguiló, da Universidade Politécnica de Madrid, em Espanha são alguns dos especialistas nacionais e estrangeiros que participam no colóquio onde vão ser abordados pontos de vista técnicos, artísticos, paisagísticos, históricos e patrimoniais.

António Adão da Fonseca e Raimundo Delgado, ambos da Faculdade de Engenharia da UP, ou Júlio Appleton e António Reis, do Instituto Superior Técnico de Lisboa são outros dos intervenientes no colóquio.

A Ponte da Arrábida, classificada como Monumento Nacional no passado dia 23 de maio pelo Conselho de Ministros, completa 50 anos no próximo sábado, dia 22, ano em que se celebra também o centenário do nascimento no Porto do autor da obra, Edgar Cardoso, conhecido como o "engenheiro das pontes" e formado na Faculdade de Engenharia da UP.

A Ponte da Arrábida foi a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída pela engenharia portuguesa e uma das razões apontadas para a classificação foi o seu processo construtivo, constituído por uma operação de engenho, nunca antes realizada, refere a nota de imprensa da UP.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.