Treze anos de prisão para homem que esfaqueou ex-companheira em Vila Real

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 04 jun 2020 (Lusa) -- O Tribunal de Vila Real condenou hoje um homem a uma pena de 13 anos de prisão pela tentativa de homicídio da ex-companheira, que esfaqueou várias vezes, e pelo crime de maus-tratos.

O caso remonta a setembro de 2019 e a vítima, que foi esfaqueada na zona do pescoço e do tórax, foi sujeita a uma cirurgia de urgência e sobreviveu.

O coletivo de juízes aplicou ao arguido, com 52 anos, uma pena de 13 anos de prisão, em cúmulo jurídico, pelos crimes de homicídio qualificado na forma tentada e maus-tratos, condenando-o ainda ao pagamento de uma indemnização de 60 mil euros à ex-companheira e 10 mil euros à filha de ambos.

Durante a leitura do acórdão, o juiz disse que acreditou na versão que a vítima contou em tribunal e não no arguido, que alegou ter esfaqueado a mulher por acidente, durante uma discussão em que ambos disputavam a faca.

Ao coletivo de juízes a vítima referiu que ao chegar a casa encontrou o arguido sentado no quarto da filha com a luz apagada e que, depois de uma "discussão forte", ele tirou a "faca do bolso" e a esfaqueou várias vezes.

Contou ainda que a filha menor acordou com os gritos e que o homem a foi deitar novamente, aproveitando esse momento para fugir até à rua, onde voltou a ser a atacada, sublinhando que pensou que "ia morrer naquela noite".

O juiz apontou a versão com "muitas contradições do arguido", enquanto a ex-companheira depôs de "forma séria, isenta e credível".

A prova testemunhal e pericial corroborou também, segundo o magistrado, o depoimento da mulher.

O coletivo não teve dúvida de que o homem "queria matar" a vítima, considerou que esta "só sobreviveu por milagre" e referiu que a perícia médica "não conseguiu verificar bem quantos golpes" a mulher sofreu.

O magistrado apontou ainda o "caráter obsessivo" e "os ciúmes" do arguido em relação à mulher.

Também grave, para o juiz, foi o facto de as agressões terem ocorrido na frente da filha menor, pelo que decidiu aplicar a pena máxima referente ao crime de maus-tratos, nomeadamente cinco anos de cadeia.

A menina foi encontrada sozinha em casa, com vestígios de sangue, pelos vizinhos.

Após o crime, o arguido saiu do local e entregou-se posteriormente à PSP.

O início do julgamento foi a 11 de maio e decorreu com o cumprimento das novas regras de segurança face à pandemia da covid-19, com limitação nos lugares dentro da sala de audiência e o uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.